23 de fevereiro de 2018

Alunos dos 5º anos refletiram sobre a diferença entre consumo e consumismo

Atividade disparou o projeto anual da turma.

“Consumo é quando você compra o que você precisa. O consumismo é quando você chega em um lugar e quer um relógio, uma pulseira, um brinco, uma coisa de cada cor e modelo diferente”, explicou o aluno Theo Câmara.

A reflexão surgiu durante a dinâmica de abertura do projeto das turmas de 5º ano, cujo tema privilegia o desenvolvimento do senso crítico enquanto discute a influência da mídia em relação às questões ligadas ao consumo.

Separados em grupos, os alunos utilizaram objetos como fantoches, folha para desenho, entre outros, para mostrar a diferença entre consumo e consumismo com mímica ou teatro, por exemplo.

Para concluir a dinâmica, as crianças assistiram ao vídeo da autora Silmara Franco, que contava um pouco sobre o livro “Você Precisa de Quê?”. A obra, adotada para o desenvolvimento do projeto anual, aborda aspectos do consumo, como a diferença entre desejo e necessidade.