01 de agosto de 2018

5º anos visitam supermercado para recolher informações

Atividade fez parte das ações do projeto “Você não é o que você compra”.

Olhar entre as prateleiras de um supermercado, reconhecer os produtos, diferenciar quantidades e preços, essas foram as atividades realizadas pelos alunos de 5º ano que visitaram um supermercado do bairro.

O estudo do meio faz parte do projeto anual da turma “Você não é o que você compra”. A proposta privilegia o desenvolvimento do senso crítico enquanto discute a influência da mídia em relação às questões ligadas ao consumo.

Para a visita ao supermercado, as crianças acessaram o site do DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) para ver quais são os produtos que compõem a cesta básica nacional e a estadual.

Com base nos dados, as turmas montaram planilhas com alimentos perecíveis e não perecíveis, produtos de higiene pessoal e saúde. Divididos em grupos, coletaram preços dos itens no supermercado. Ao anotar o preço do feijão, por exemplo, o grupo de alunos responsáveis tinha que colocar também a marca e a qualidade (carioca, preto).

“Durante a visita, as crianças puderam ver como funciona a distribuição do mercado, quais produtos estão nos corredores, nas gôndolas. Eles conseguiram identificar que o mesmo produto tem mais de uma marca e variações de preços”, comenta a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, doutora Anegreice Valério.