24 de agosto de 2018

“Que bicho é esse?” é tema dos projetos no segundo semestre do Petit Piaget

Alunos vão desenvolver diversas competências dentro do tema.

Uma estrutura totalmente nova dentro de um ambiente já conhecido pelos pequenos. Frases como “É uma pegada de lobo!“, “Acho que um coelho passou por aqui.“, “Olha só, patas de dinossauro!” foram ditas enquanto a turma do Nível IV do Petit Piaget caminhava até a biblioteca.

Maior ainda foi a surpresa ao notarem que um labirinto esperava por eles. A iniciativa partiu das professoras do Nível IV e das educadoras de biblioteca, que prepararam o percurso cheio de descobertas para a abertura do projeto do semestre, intitulado de “Que bicho é esse?”.

A cada curva, com o auxílio de lupas feitas com material reciclado, os alunos encontraram animais que estavam divididos propositalmente em três categorias: mamíferos, aquáticos e répteis.

A partir daí, eles vão aprender e conhecer mais sobre as espécies dos grupos citados, um por semana.

Segundo Cássia Gáspar, professora de uma das turmas, essa proposta de exercício é muito importante, pois além de ser um assunto muito rico, é possível trabalhar diversas competências dentro do tema. “Durante a atividade do labirinto eles trabalharam a curiosidade, sempre que eles viravam uma esquina, ficavam surpresos com o que encontravam e ainda mais ansiosos para saber o que estava por vir!“, comenta a professora.

Já em sala de aula, o leque de possibilidades é ainda maior. “Eles vão fazer esculturas, músicas… Vamos trabalhar a matemática contando quantos animais vivem juntos em um bando, o português por meio de textos e cartazes sobre eles, além de história, geografia e ciências, as possibilidades são enormes”, conclui.

No encerramento do projeto, que acontece em dezembro, a turma fará a exposição e apresentação dos trabalhos feitos durante todo o semestre para a comunidade escolar. Nesta semana, eles vão começar estudando os repteis, que segundo o aluno Vitor Ikemori é o tema mais legal: “Vamos aprender sobre os dinossauros, os fósseis e a Era Jurássica!”, comemora empolgado.