Turmas do 1º ano aprendem conceitos de massa e densidade com atividade “afunda ou flutua”
Proposta promove desenvolvimento do pensamento científico e a geração de hipóteses.
Afunda ou flutua? As crianças do 1º ano do Ensino Fundamental I tiveram que pensar bem antes de responder essa pergunta durante uma atividade de Ciências. Ao longo da dinâmica, as professoras mostraram objetos e os pequenos tiveram que analisar e dizer se eles flutuariam ou afundariam na água.
Enquanto desenvolvia o pensamento científico e gerava hipóteses, a turma pôde adquirir uma postura investigativa e vivenciar a flutuabilidade dos corpos, de forma a compreender as variáveis envolvidas.
“Para a prática, utilizamos objetos do dia a dia, e eles puderam ver que nem sempre o que parece ser mais pesado vai afundar”, contou a coordenadora pedagógica de Ciências Naturais do Ensino Fundamental I, Angelita Almeida.
Uma laranja descascada e uma garrafa completamente cheia, vão submergir. Já a laranja com casca e a garrafa meio vazia, boiam. Dentro desse contexto eles puderam entender que o “peso” na verdade envolve conceitos de massa e densidade.
“O mais interessante dessa atividade é proporcionar o questionamento e fazer com que eles entendam que tudo a nossa volta envolve Ciências, como por exemplo, o navio flutuar mesmo sendo tão grande e pesado e como alguns de nós nadam, outros boiam e alguns afundam”, completou Angelita.
A coordenadora finalizou dizendo que por meio do afunda ou flutua, a aprendizagem se dá de forma concreta e lúdica, promovendo uma postura questionadora. As nomenclaturas técnicas ainda não são introduzidas, mas ao final, eles já compreendem que nem tudo aquilo que parece, realmente é.