04 de julho de 2018

Equipes do Colégio se destacam na etapa regional da OBR

Evento foi realizado no Centro Universitário FEI.

No último sábado, 30 de junho, os alunos do curso de aprofundamento participaram da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), no Centro Universitário FEI, em São Bernardo.

A equipe Euskádia, formada pelos alunos Matheus Cardoso, Beatriz Lopes e Leonardo Maffei, conquistou a 8ª colocação entre os 42 grupos que disputaram a modalidade prática da etapa regional da competição, no nível 2. Os alunos Lorenzo Puga, Gustavo de Oliveira e João Gabriel Monteiro, da equipe Euskéra, ficaram com o 18º lugar.

Os resultados expressivos são fruto do trabalho realizado nas aulas de robótica. Para a OBR, os alunos precisaram elaborar um ambiente da missão contendo os seguintes componentes: obstáculo, redutor de velocidade, gap, vítima, área de resgate, passagem e marcador de percurso; além do robô.

Para controlar os robôs, os alunos usaram arduino. Todo chassi foi modelado na impressora 3D do Colégio. “Percebemos que neste ano, o nível da competição estava mais elevado. Nossos alunos mostraram conhecimento profundo das programações para fazer os ajustes necessários e concluir os desafios”, explica a professora Lorraine Santana.

A robótica e a automação são áreas estratégicas para o desenvolvimento do país. Segundo a organização do evento, a robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa na próxima década.