Educação Infantil
A importância do brincar na Educação Infantil
Um dos mais importantes papéis da Educação Infantil é favorecer o desenvolvimento das capacidades cognitivas, físicas e emocionais das crianças, respeitando sempre as suas diferenças. Por isso, aqui nós levamos a sério a importância do brincar. O objetivo do Petit Piaget é entender como cada um pensa e o que sabe sobre si mesmo. E assim, ajudar a criança a ampliar suas habilidades para que possa gradualmente executar um amplo conjunto de atividades, individual e coletivamente. Afinal, é nesta fase que se inicia a descoberta das possibilidades de relacionamento com o mundo, por meio da exploração de experiências compartilhadas. É nela também que a criança expressa de forma plena seus sentimentos de alegria, frustração e deslumbramento pelo que vivencia. Essa interação é fundamental, pois enquanto conversam, trocam ideias, investigam, brincam, jogam, buscam soluções e vencem desafios.
Inglês no Petit Piaget
Na Educação Infantil, todas as turmas contam com 30 minutos diários de aulas de inglês, por meio de uma metodologia que promove a aprendizagem de forma vivencial, em situações do cotidiano. Gradativamente, as crianças ampliam a linguagem verbal por meio de brincadeiras, músicas, rodas e jogos, somando ao desenvolvimento de suas capacidades cognitivas atuais e futuras de aprendizagem de novas línguas estrangeiras. Além disso, o Colégio ainda oferece opções de ensino integral em inglês e Curso Bilíngue.
Corpo docente preparado
Nossos professores são selecionados entre os melhores da região por sua experiência, comprometimento com uma contínua formação, pelo interesse em interagir com as novas tecnologias e por acreditarem na formação plena do aluno, que visa tanto o aprendizado curricular quanto a vivência de valores.
Acompanhamento especializado
A equipe de orientação trabalha com os alunos seus talentos e dificuldades. Esse acompanhamento tem como objetivo auxiliá-los na adaptação escolar e no relacionamento interpessoal, contribuindo para uma melhor socialização. Além disso, o Colégio oferece supervisão de nutricionistas, com produtos selecionados e pensados para o bem estar do seu filho. A cantina do Petit Piaget têm o propósito de estimular a parceria entre família e escola na construção de bons hábitos alimentares.
Inteligência emocional – Trabalho com valores, autoconsciência e autonomia
O Projeto “Competências para a vida” oferece aos alunos da Educação Infantil ações que visam à promoção de habilidades e valores que, comprovadamente, ampliam as possibilidades de uma vida mais equilibrada e produtiva. A proposta autoral, implantada em 2015, privilegia o estímulo de atitudes que favoreçam interações sociais positivas e responsáveis. Pesquisas e projetos realizados em diversos países têm demonstrado que o ensino intencional e direto em competências e valores contribui de forma significativa para o bom desempenho acadêmico, melhoria na qualidade das relações sociais, compreensão e manejo das emoções e, por consequência, maiores oportunidades de sucesso profissional e pessoal.
Projeto de Educação Socioambiental – explorando os elementos da natureza
O Colégio Jean Piaget acredita que os valores e atitudes que norteiam suas ações educativas são reflexo de sua postura perante o mundo. Dessa crença nasceu o Projeto Raízes, com o objetivo de tornar o Jean Piaget um modelo de escola “verde”, assumindo a responsabilidade sobre a influência de sua presença no Planeta. A partir do Nível II, as turmas realizam o plantio de sementes, alimentam os peixinhos e coelhinhos do Colégio e acompanham as atividades do minhocário. A vivência estimula o contato com a natureza enquanto promove a sensibilização quanto à preservação do meio ambiente.
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV.
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV.
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP.
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação.
Mary C. B. Conceição
Diretora de Unidade
Licenciatura em Pedagogia – Unoeste Paulista.
Complementação em Administração Escolar – Unoeste Paulista.
Janaína França Xavier
Coordenação - Educação Infantil
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte.
Graduada em Ciência Sociais – Unimes.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Valquíria Vargas Origuela
Psicóloga
Graduação em Psicologia – Unisantos.
Formação em terapia familiar/abordagem sistêmica – NET Família.
Especialização em Análise Comportamental e Cognitiva – Amban (Hospital das Clínicas – SP).
Especialização em Neurociências – Centro de Diagnóstico e Neuropsicologia.
Keila Mary Alves
Educadora de biblioteca
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Unimonte.
Rita de Cássia Ventura Gaspar
Professora
Magistério – Colégio José Bonifácio.
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte/Unimes.
Desenho Industrial – Unisanta.
Luana Seixas
Professora
Wanessa Andrade dos Santos
Professora Nível II
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos.
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – UGF.
Sandra Mara dos Santos Soutello Alves
Professora Nível III
Magistério – Colégio José Bonifácio.
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico.
Regiane de Oliveira Navas
Professora G3
Licenciatura em Pedagogia – Unisanta.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Amanda Carla de Oliveira Góes
Professora Nível IV
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Pós-graduação em Pedagogia Empresarial – Unisanta.
Pós-graduação em Psicopedagogia Institucional – Universidade Cruzeiro do Sul.
Rosete Vieira da Silva de Pontes
Professora Nível V
Magistério – Colégio Canadá.
Licenciatura em Pedagogia – Uniceb.
Ana Paula Tavares Gestoso de Mattos
Professora Nível V
Magistério – Colégio Canadá.
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Facinter.
Luciana Matilde Pereira Rodrigues
Professora Nível V
Magistério – Colégio Canadá.
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos.
Pós-graduação em Educação Infantil – Unimonte.
Luana Gato Gomes Soares
Professora Nível VI
Licenciatura em Pedagogia – Unisanta.
Camilla Portela Tomé
Professora Nível VI
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Eliane Castanho de Freitas
Professora de Artes
Graduação em Desenho Industrial – Universidade Santa Cecília dos Bandeirantes.
Formação Especial para Professores – Centro Universitário Belas Artes.
Claudia Barbieri Soares
Curso Bilíngue
Cursou da Educação Infantil ao Ensino Fundamental na American School.
Magistério – Colégio Coração de Maria.
Formação em Artes Plásticas – Unisanta.
Pós-graduação em Metodologia da Língua Inglesa – Faculdade São Luis.
Sheila Kletelinger da Silva
Professora de Expressão Corporal
Graduação em Educação Física – Unip.
Mayara Fonseca Cordeiro
Professora de Inglês
Licenciatura em Letras (Português/ Inglês) – Unip.
Sheila Pilotto da Silva
Professora de Inglês
Licenciatura em Letras – Unisantos.
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan.
Ana Maria Augusto
Professora de Música
Violão Clássico – Conservatório Musical “Heitor Villa-Lobos”.
Especialização em Educação Infantil – Colégio José Bonifácio.
Magistério – Colégio Independência.
Silmara Aparecida J. Bernardo da Silva
Oficina de Matemática
Licenciatura Plena em Matemática – Unisantos.
Licenciatura Plena em Pedagogia – Faculdade Don Domênico.
Pós-graduação em Educação – Faculdade Pitágoras.
Jenifer Pires Walter
Professora do Integral
Pedagogia – UNIP
Projetos
Semestralmente, cada nível do Petit Piaget trabalha uma temática cuidadosamente planejada para sua faixa etária. A proposta dos projetos semestrais é estimular a curiosidade e promover o desenvolvimento de habilidades de pesquisa e registro daquilo que aprendem, a partir da relação com situações do cotidiano e experiências pessoais, de forma lúdica e significativa, de acordo com as necessidades e a realidade de cada faixa etária.
- 1º Semestre