15 de janeiro de 2018

Projetos de iniciação científica são finalistas na Febrace

Os alunos exploraram os eixos de medicina e antropologia.

Dois grupos formados por alunos do Jean Piaget estão na final da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. O evento, promovido e sediado pela Universidade de São Paulo – USP, será realizado entre os dias 13 e 15 de março.

As pesquisas finalistas foram elaboradas como parte do PIC – Projeto de Iniciação Científica, disciplina que faz parte da matriz curricular do Ensino Médio.

“Nosso principal objetivo é despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica. Para isso, adotamos as mesmas normas técnicas e critérios utilizados pela Febrace”, explica o coordenador de Ciências Naturais, professor Reinaldo Lopes.

“A mídia e a questão transgênero: análise de discurso do filme ‘A garota dinamarquesa'” é o título da pesquisa do eixo de antropologia elaborada por Anita Scaff, Beatriz Rodrigues e Caio Luiz Gomes. Os alunos foram orientados pela professora Samara Carvalho e coorientados pelo professor Bruno Joaquim.

Os alunos Ana Carolina de Oliveira, Valentina Vasques e Vitor José Ferreira, orientados pela professora Mara Lúcia Zucheran, pesquisaram sobre a “Utilização de Subgalato de Bismuto em bandagens metálicas para controle de crescimento bacteriano”.

Para participar da Febrace, os alunos enviaram os projetos à banca avaliadora que selecionou participantes dos quatro cantos do país. Um dos objetivos da Feira é estimular novas vocações em Ciências e Engenharia através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores.