08 de outubro de 2018

Alunos apresentam projeto sobre a América Latina na Olimpíada de Filosofia

Com o título “Somos todos latino-americanos”, o trabalho envolveu as disciplinas de filosofia, história e artes.

“Uma pesquisa de opinião pública realizada no ano de 2014 confirmou o que a história e o senso comum já sugerem: o brasileiro despreza a América Latina, mas ao mesmo tempo se vê como líder nato da região”, foram essas as palavras usadas para iniciar o trabalho que representou o Colégio na VII Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo.

Entre os principais objetivos da competição, está fomentar o espírito crítico e diálogo entre os estudantes, e ela consiste na realização de atividades didáticas de cunho filosófico a partir de um tema geral.

Essas dinâmicas têm início nas escolas e culminam em uma apresentação em um evento estadual, que neste ano aconteceu na Faculdade Paulus de Comunicação, em São Paulo.

Assim, há dois meses, a professora de filosofia propôs às turmas do Ensino Médio o desafio de desenvolver um trabalho didático-artístico com o tema “Outras Vozes na Filosofia”, especialmente focado em pensadores latino-americanos.

O grupo realizou uma série de encontros durante esse tempo para elaborar uma proposta e desenvolver o projeto, contando com o apoio da disciplina de História, que promoveu discussões acerca da identidade latino-americana, e da professora de Arte, que deu apoio na produção da obra artística.

O coordenador pedagógico de Ciências Humanas e Artes, professor Bruno Joaquim, citou que quem participa dessa competição, tem uma oportunidade única: “A turma vivenciou o trabalho colaborativo ao desenrolar as propostas por meio de pesquisas e discussões. Sem contar o clima, que não é de disputa, mas de cooperação e estímulo ao pensamento”.

Não há premiação nesta olimpíada, apenas certificação e aplausos às apresentações realizadas na universidade em que ocorreu. Ela é constituída de um único encontro no ano e a escola já participa há três anos.

Parabéns aos alunos participantes:

Aline Palini
Ana Luiza Costa