06 de fevereiro de 2019

Semana de planejamento promove formação continua e troca de experiências entre a equipe pedagógica

O curso “Competências socioemocionais para educadores” foi ministrado para todos os professores com o intuito de aprimorar o trabalho que já é realizado no Colégio. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Palestra sobre competências socioemocionais abriu a semana de atividades.

O planejamento escolar serve como um guia na construção das aulas, de forma que o objetivo comum da escola seja conquistado. Pensando nisso, durante a semana de recepção da equipe pedagógica, muitas atividades fizeram parte da programação.

Segundo uma pesquisa do Instituto Victor Civita, o aprimoramento profissional dentro do ambiente de trabalho é um dos mais eficientes instrumentos para a melhoria do ensino, e um dos principais objetivos da dinâmica era promover a formação continua da equipe.

Cada vez mais presentes no ambiente escolar, às competências socioemocionais deram início às atividades de 2019 com a “Competências socioemocionais para educadores”. O coordenador pedagógico de Ciências Humanas e Arte, professor Bruno Joaquim, contou que a formação envolvendo o tema foi importante para que eles tivessem contato com práticas de sucesso baseadas nas competências emocionais ao redor do mundo.

“Além disso, com as novas experiências, podemos continuar desenvolvendo planos de aulas em que as competências são trabalhadas de forma intencional e intrínseca ao currículo escolar”, concluiu.

Nos dias seguintes, os professores dos Ensinos Fundamental II e Médio iniciaram as reuniões de planejamento, deram continuidade ao estudo que era realizado desde o ano passado sobre as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e organizaram as aulas com base no documento.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Ane Valério, a semana de planejamento possibilita que os professores trabalhem de uma maneira bastante eficaz nas dimensões técnicas e afetivas do trabalho docente: “Eles terão subsídios teóricos para melhoria da prática, e vão conseguir desenvolver melhor o trabalho ao longo do ano. Esse aparato também permite repensar e sempre melhorar o vínculo da relação professor-aluno-conhecimento”.

Na Educação Infantil, a discussão envolveu os direitos de aprendizagem e campos de experiências. Assim como nos Ensinos Fundamental II e Médio, a equipe pôde terminar de alinhar a BNCC com o plano de educação, além de usá-la como base para as rotinas semanais.