26 de fevereiro de 2019

Tragédias de Mariana e Brumadinho são tema do Atualidades em Debate

Os alunos levantaram diversos questionamentos sobre o assunto, entre eles, qual o papel do Estado em tragédias como essa? (Foto: Colégio Jean Piaget)

Tema pode aparecer como uma proposta de redação ou em questões nas áreas de geografia, história, biologia e química.

Uma barragem de rejeitos é classificada como um reservatório destinado a reter resíduos sólidos resultantes de processos de extração de minérios que utilizam água para separação. O objetivo do armazenamento desses rejeitos é compacta-los em uma área específica para que não entrem em contato com rios, solos e matas.

Tanto no caso de Mariana, propriedade das empresas BHP Billiton, Samarco e Vale S. A, quanto no de Brumadinho, também Vale S.A., as barragens se romperam causando mortes e desastres ambientais.

Segundo o coordenador pedagógico de Ciências Humanas e Arte, Bruno Joaquim, este tema é muito relevante como atualidades e pode aparecer como uma possível proposta de redação, ou como contextualização de alguma questão nas áreas de geografia, história, biologia e química.

Durante o encontro, os alunos do Ensino Médio puderam debater, a partir de diferentes concepções, as tragédias que ocorreram nos anos de 2015 e 2019, respectivamente.

“O propósito era que eles pudessem construir sua análise do problema a partir de uma perspectiva crítica sobre a relação entre homem e natureza, levando em conta o aspecto muitas vezes predatório da extração de recursos naturais”, disse Bruno.

Desta forma, qualquer questão que trate destas indagações pode usar o assunto como forma de contextualização, para tratar exploração de recursos naturais, de elementos químicos contaminantes do solo e da água, do papel do Estado na regulamentação de barragens, etc.

Ao final da apresentação de dados das duas tragédias e do histórico da mineração no Brasil os alunos receberam uma proposta de produção textual.

Entre as questões levantadas no debate estavam: “Desastre ou Crime? Como evitar novas tragédias? Por que o desastre de Mariana se repetiu? Qual a responsabilidade da empresa? Qual a responsabilidade do Estado? Qual o papel do Estado na prevenção de tragédias como estas?“.