26 de fevereiro de 2019

Ex-aluno Lucas Ferrari palestra sobre marketing e consumo consciente

Lucas mostrou situações do cotidiano para que as crianças pudessem entender como funciona o processo de compra e marketing para a venda. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Atividade vai ao encontro do projeto dos 5º anos, intitulado “Você não é o que compra”.

O ex-aluno Lucas Ferrari esteve no Colégio para a primeira atividade do projeto dos 5º anos, que estimula o pensamento crítico sobre educação financeira e consumo. Cursando o último ano da graduação em Marketing na USP, ele pôde compartilhar com as crianças um pouco do que aprendeu com os anos de faculdade e o trabalho que realiza como estagiário na Pepsico.

Pensando no objetivo do projeto, que é o desenvolvimento do senso crítico enquanto discute a influência da mídia em relação às questões ligadas ao consumo e a desigualdade social em nosso país, Lucas falou um pouco do quanto às estratégias de venda estão presentes no cotidiano de todos e às vezes nos fazem adquirir produtos sem necessidade.

Ele exemplificou suas falas dizendo que existe uma grande distinção entre a necessidade e o desejo: “Os alunos terem contato com isso agora, vai fazer diferença, mesmo que pequena, porque eles vão começar a entender um pouco mais sobre como as instituições constroem suas estratégias de venda e conforme forem crescendo, vão absorver cada vez mais essas informações, conseguindo desviar dessas propagandas que visam o consumo exagerado e desnecessário”.

Lucas finalizou citando o dever que as grandes marcas têm de promover a sustentabilidade e que as grandes empresas podem ser responsáveis pela maior quantidade de lixo que produzimos ou pela maior quantidade de lixo que transformamos.

A coordenadora pedagógica Anegreice Valério justificou que depois dessa experiência, os alunos ficam mais atentos e críticos nas pesquisas de campo, tornando o trabalho ainda mais consciente.