20 de março de 2019

Alunos do Jean Piaget participam de fase final da Febrace com Projetos de Iniciação Científica

Os alunos vão expor seus trabalhos durante os três dias da feira (Foto: Colégio Jean Piaget)

Dois trabalhos do Colégio foram selecionados por uma banca avaliadora.

Os alunos do Colégio Jean Piaget estão participando da fase final da Febrace – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia. O evento, sediado pela Universidade de São Paulo, está sendo realizado entre os dias 19 e 21 de março.

“Nosso objetivo sempre foi chegar à FEBRACE. A gente ganhou muita experiência de pesquisa com esse trabalho. É importante a gente ter esse embasamento ainda no Colégio porque, com certeza, vamos usar no futuro quando tivermos que fazer um TCC na faculdade, por exemplo”, conta o aluno Thomas Conway.

Um dos objetivos da feira é estimular novas vocações em Ciências e Engenharia por meio do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores. “A feira é uma oportunidade de trocar experiências e conhecimento com alunos de todo Brasil”, afirmou a orientadora de um dos grupos e professora de Química, Doutora Mara Lúcia Zucheran.

Os alunos Thomas Conway, Elisa Amaral e Gabriela Craveiro, sob orientação da professora Samara Carvalho, apresentaram o tema: “Bissexualidade e Preconceito: Estudo explicativo sobre o preconceito sofrido por bissexuais dentro e fora do meio LGBTQ+”.

A ideia foi abordar a questão do preconceito sofrido por bissexuais e também a diferença entre a bissexualidade e a pansexualidade. “Muita gente não sabe que eles sofrem preconceito dentro da própria comunidade LGBTQ+ e nós achamos importante mostrar isso”, contou Thomas.

“Utilização de Nitrato de Gálio – Ga(NO3)3 – como método alternativo para controle de crescimento bacteriano e fúngico in vitro” é o trabalho desenvolvido pelos alunos João Vitor Bassetto, Emílio José Averoldi e Matheus Cardoso, orientado pela professora e Doutura, Mara Lúcia Zucheran.

A proposta foi testar o elemento químico Gálio como método alternativo para dificultar o crescimento de bactérias e fungos. “O objetivo do trabalho foi analisar a eficácia do nitrato de gálio na ação antibacteriana e antifúngica que estão se tornando super-resistentes aos remédios atuais. Fizemos um estudo detalhado desses seres vivos abordando desde suas estruturas até suas doenças mais comuns”, explicou João Vitor Bassetto.

As pesquisas são elaboradas como parte do Projeto de Iniciação Científica, que faz parte da matriz curricular do Ensino Médio. Os alunos enviaram seus estudos para uma banca avaliadora que selecionou participantes de todo país.

“Eu aprendi muito na parte de ciência bioquímica e laboratorial que é uma área de grande interesse meu e me fez cogitar talvez uma faculdade de bioquímica/biomedicina. Acho que essa experiência pode abrir portas e criar conexões entre estudantes e educadores de diversas instituições de ensino superior”, contou João Vitor.

Os alunos também estão participando de uma votação popular durante a feira.

Para votar no grupo “Bissexualidade e Preconceito: Estudo explicativo sobre o preconceito sofrido por bissexuais dentro e fora do meio LGBTQ+”, clique aqui!

Para votar no grupo “Utilização de Nitrato de Gálio – Ga(NO3)3 – como método alternativo para controle de crescimento bacteriano e fúngico in vitro” é só clicar aqui!