27 de março de 2019

Simulado prepara alunos para exame de admissão em universidades americanas

Os alunos tiveram o desafio de testar suas habilidades e administrar o tempo. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Exame faz parte do processo de quem pretende fazer a graduação no exterior.

Os alunos do Ensino Médio do Jean Piaget participaram de um simulado do SAT – Scholastic Assessment Test (Teste de Aptidão Escolar). O exame é utilizado pelas faculdades e universidades dos Estados Unidos para admissão de estudantes de graduação.

Realizado em mais de 175 países, o SAT faz parte do sonho de cursar uma graduação nos Estados Unidos. A prova consiste em questões de múltipla escolha e uma redação que mede as aptidões desenvolvidas na escola e a capacidade do aluno em aplicá-las. São três seções – leitura crítica, matemática e redação. Cada seção tem uma escala de pontuação de 200 a 800.

A seção de leitura crítica testa a capacidade de compreensão de textos de nível superior escritos em inglês. A seção de matemática avalia a capacidade de analisar e resolver problemas – aptidões desenvolvidas na escola e que serão necessárias na universidade. Já a seção de redação abrange questões de múltipla escolha para avaliar o uso do inglês escrito padrão, além de uma breve dissertação.

“Quem pensa em estudar no exterior tem que se preparar para essa prova, porque o SAT é obrigatório durante o processo de admissão nas universidades. Então eles fazem o simulado para sentir a dificuldade e aprender a administrar o tempo que é curto”, afirmou a coordenadora pedagógica de línguas estrangeiras, Graciela Turco.