28 de março de 2019

Material canadense é utilizado em oficina de Matemática para explorar conceitos de figuras geométricas tridimensionais nos 5º anos

Os alunos utilizaram conectores para construir figuras geométricas tridimensionais, em uma atividade metacognitiva, na qual você pensa sobre o que já sabe. (Foto: Colégio Jean Piaget)

As crianças utilizaram o material para criar prismas, pirâmides e cones.

Com canudos coloridos e muitos desafios, os alunos do 5º ano estavam animados para começar a aula de oficina de Matemática cujo tema foi “figuras geométricas tridimensionais”. Cada grupo tinha a missão de utilizar os conectores para representar as formas desenhadas nas planificações.

Você já reparou nas prateleiras do supermercado? Talvez você nem tenha percebido, mas essas figuras estão lá: a caixa de leite, dos flocos de milho ou até a do famoso chocolate suíço que carrega o desenho dos Alpes.

“Essa aula é importante para que o aluno reconheça as figuras geométricas presentes na forma de objetos de seu dia a dia e elementos da natureza”, contou a professora da oficina, Silmara Silva.

A atividade foi realizada com um material lúdico trazido do Canadá e teve o objetivo de explorar, de maneira visual, os conteúdos já trabalhados em aulas anteriores.

Os canudos e conectores, que simulam vértices e arestas, são utilizados para criar figuras tridimensionais como prismas, pirâmides e cones. As crianças foram convidadas a relacionar as figuras espaciais com suas respectivas  planificações; analisá-las, nomeá-las e compará-las, a partir de seus atributos.

“O uso de figuras geométricas tridimensionais é muito comum no nosso cotidiano e a gente nem percebe. Quando arrumamos um porta-malas, escolhemos o pote do tamanho ideal para guardar o nosso almoço ou até quando precisamos tomar decisões estratégicas, relacionadas, inclusive à sustentabilidade social, econômica e ambiental”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio, Ane Valério.