04 de abril de 2019

Violência contra mulher é tema do projeto “Atualidades em debate”

A atividade teve o objetivo de conscientizar os alunos para ajudar no combate à violência contra mulher. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Atividade mostrou as origens da desigualdade de gênero no mundo.

Durante o mês de março, o Colégio Jean Piaget promoveu diversas ações para celebrar o Dia Internacional da Mulher, com o objetivo de conscientizar os alunos em relação ao combate à violência contra a mulher.

A assistente social Nathalia Lobosque e a professora de sociologia Samara Carvalho organizaram uma conversa para discutir a origem da desigualdade de gênero no mundo e as questões do patriarcado estrutural.

“A gente ainda não conquistou a igualdade entre os gêneros aqui no Brasil e somos um dos países que mais mata mulheres no mundo. A escola tem um papel fundamental na complementação de informação e isso não deve se restringir apenas ao mês de março ou ao projeto de atualidades”, explicou Samara.

A ideia é promover debates que possam ser trabalhados também fora de sala. “Eu ganhei muita experiência, não só para usar no vestibular como na minha vida pessoal. Minha argumentação melhorou e quando eu for discutir com alguém sobre isso eu vou ter bem mais conteúdo”, contou a aluna do 3º ano do Ensino Médio, Isabele Simon.

Samara ainda destacou a importância da participação dos homens no debate. “Os meninos também foram à aula e isso é muito interessante. Não dá para ficar trabalhando essa questão somente com a mulher. Não adianta só politizar a vítima e esquecer de trabalhar a questão com o gênero masculino”, contou.