05 de abril de 2019

Diário de bordo – Estudo do meio – Cananéia

Alunos na Cooperostra. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Dia 3 – atualizado em 05/04/19

Chegamos ao Manguezal para conhecer este ecossistema incrível, cheio de história, cultura e de extrema importância para a vida marinha e comunidade caiçara. Depois de uma aventura cheia de lama e diversão, tomamos um banho de rio e fomos para o hotel. Após o banho, descemos nossas malas para os ônibus. Que sensação de quero mais!!!

Tivemos um almoço maravilhoso com direito a pastel e sorvete de sobremesa. Depois, fomos ao centro para o momento compras e, de lá, direto para a Cooperostra.
A corporativa é muito importante para a vida do povo extrativista. Lá, tivemos a oportunidade de experimentar ostras e comprá-las também.
O estudo do meio está chegando ao fim e a sensação é de felicidade misturada com tristeza. Sempre iremos nos lembrar destes dias muito especiais para todos nós.

Até a próxima!

Dia 2 – atualizado em 05/04/19

Depois de conhecermos o museu do Parque Estadual da Ilha do Cardoso e compreendermos mais sobre os ecossistemas da praia arenosa, costão rochoso, mata de restinga e mata de encosta; paramos para almoçar uma comida caseira deliciosa. Nesta hora, cantamos parabéns para os aniversariantes, que tiveram direito a um delicioso bolo de chocolate.

Saímos da ilha, ainda acompanhados pelos nossos amigos golfinhos. Chegando no hotel deu tempo de uma hora na piscina.
Depois do banho, fomos à Ilha Comprida, jantamos e assistimos uma apresentação de Fandango, grupo de música relacionado à cultura local.
Ao voltarmos ao hotel, era hora de dormir.

Amanhã tem mais!

Dia 1 – atualizado em 04/04/19

Depois de bem acomodados e alimentados (que almoço delicioso!), recebemos nossas atividades e fomos ao Centro Histórico de Cananéia. Lá pudemos conhecer um pouco sobre a história da fundação e formação de cidade. Visitamos a igreja matriz, o marco zero, o museu municipal e a praça da Figueira.  Seguindo nosso roteiro, visitamos o entreposto de pesca, onde tivemos uma conversa com o Sr. Padeiro, um pescador local, onde aprendemos mais sobre a cultura da pesca na região.

De volta ao hotel comemos um lanche super gostoso e foi a hora da recreação, brincamos na piscina, jogamos futebol e vôlei. Foi tudo muito legal! Após o banho, tivemos um excelente jantar. Depois, prestarmos atenção na explicação dos monitores e preenchermos a parte do dia 1 de nossas atividades. O dia foi uma delícia e estamos aguardando ansiosamente pelo dia de amanhã, quando iremos para a Ilha do Cardoso.

Até mais,