16 de abril de 2019

Alunos dos 6º e 7º anos recebem instituições para início de projeto voluntário

Os alunos do 6º ano receberam a visita da cachorrinha Julie durante palestra da ONG “Defesa da vida animal”. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Cada série do Ensino Fundamental II conta com uma proposta de intervenção social.

O voluntariado faz parte da rotina dos alunos do Ensino Fundamental II do Colégio Jean Piaget. As atividades têm como objetivo favorecer ações ligadas ao bem comum que proporcionam companhia e lazer a outros indivíduos, além de estimular a empatia e respeito.

Por isso, na última semana, as turmas de 6º e 7º anos assistiram palestras sobre as instituições apoiadas pelo Colégio e foram convidados a se engajar em um projeto de voluntariado. “É importante olhar o próximo. Essa prática incentiva a empatia, responsabilidade social, o cuidado e o respeito. Além disso, o projeto vai ao encontro dos valores que são trabalhados no Colégio como parte da proposta de desenvolvimento socioemocional”, contou a orientadora pedagógica, Thais Nogueira.

A instituição escolhida para os 6º anos foi a ONG “Defesa da Vida Animal” para discutir a relação dos seres humanos com os cães e gatos. Os alunos dos 7º anos trabalham junto à creche “Casa da Vovó Alaíde” de São Vicente com objetivo promover o convívio entre os alunos e as crianças da creche.

Os 8º e 9º anos também participam do voluntariado. A atividade nos 8º anos envolve ações e campanhas em prol da APAE – Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais, entidade filantrópica cujo objetivo principal é promover a atenção integral à pessoa com deficiência, prioritariamente aquela com deficiência intelectual. Os alunos voluntários dos 9º anos ajudam a instituição “Casa do Sol”, que há mais de 100 anos atende à população idosa do nosso município.