16 de maio de 2019

Busca pela paz de espírito é tema de aula de filosofia nos 3º anos do Ensino Médio

Os alunos levaram objetos que representavam seu momento de relaxamento. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Além de apresentar o próximo conteúdo a ser trabalhado na disciplina, a atividade propôs um momento de relaxamento neste importante ano pré-vestibular.

O que te dá paz de espírito? Essa foi a reflexão feita pelos alunos dos 3º anos do Ensino Médio durante a aula de Filosofia.

Antes de estudar sobre o período Helenístico, época em que os gregos estiveram sob o domínio do Império Macedônico e incorporaram grande parte da cultura oriental, eles participaram de uma atividade dinâmica sobre ataraxia, conceito fundamental para as escolas filosóficas.

Introduzido por Demócrito, a ataraxia é um termo que significa tranquilidade da alma e ausência de perturbação. “O objetivo foi oferecer uma pausa para que eles pudessem buscar sua própria paz de espírito em meio esse momento estressante da vida pré-vestibular”, explicou a professora de filosofia, Tatiana Lobosque.

Cada aluno foi convidado a levar um objeto que representasse seu momento de relaxamento e apresentar para a turma. “Eu levei meus livros e CDs que uso para relaxar. Filosofia é muito mais sobre reflexão, então essa aula foi exatamente sobre isso. Às vezes, a gente precisa dessas aulas até para compreender melhor a matéria e entender além da teoria”, afirmou a aluna Ana Luiza Badialle.

A aula foi em conjunto com a psicóloga do Colégio, Débora Veloso, que realizou exercícios de atenção plena para ajudá-los nessa busca pela paz de espírito.

“Esse momento é extremamente importante para eles desenvolverem a sabedoria para lidar com tudo o que eles estão sentindo e trabalhar as habilidades socioemocionais”, contou Tatiana.