17 de maio de 2019

Solidariedade na prática: turmas do 3º ano do Ensino Fundamental I visitam o Instituto São Vicente de Paulo

Os alunos criam vínculos com os moradores do Instituto rapidamente. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Saída pedagógica integra o projeto anual da turma, que põe em pauta a qualidade de vida.

Depois de aprender um pouco mais sobre trabalho voluntário, o 3º ano do Ensino Fundamental I participou da visita ao Instituto de Longa Permanência para Idosos – São Vicente de Paulo (I.L.P.I), um encontro permeado por diversas histórias e muito aprendizado.

Seguindo o cronograma previamente estabelecido pela equipe pedagógica, as crianças levaram livros de história e leram para os idosos. O aluno João Pedro Cunha foi um dos estudantes que destacou a emoção desse encontro. “Foi como se uma flor estivesse desabrochando no meu coração”, ressaltou o pequeno.

A visita também foi marcante para a aluna Milena Forte. Ao término do encontro, ela disse que não queria ir embora. “Os vovôs e as vovós já moram no meu coração. Não gostaria de me despedir deles tão cedo”, confessou.

Mais do que uma troca de experiências, a visita promoveu o espírito da solidariedade, os alunos perceberam a importância dessa prática e o quanto ela faz bem no dia a dia, esses e outros pontos da visita fazem parte do projeto anual da turma, intitulado “Qualidade de vida”.

De acordo com a coordenadora pedagógica Angelita Almeida, “a visita está relacionada ao tema do projeto, pois promove uma integração da criança com o idoso despertando reflexões sobre diferentes etapas do desenvolvimento humano e os desafios de manter uma vida saudável e com qualidade, almejada por todos nós”.

A coordenadora também ressaltou a importância do trabalho voluntário, que desperta amor, respeito e solidariedade em todos que o praticam, importantes valores intrínsecos ao bem-estar.