24 de junho de 2019

Atualidades em debate: Movimento feminista

O tema do Atualidades em debate foi escolhido pelos alunos dos 3º anos e tem o intuito de auxiliar as turmas na produção de textos sobre o assunto. (Foto: Colégio Jean Piaget)

As turmas do Ensino Médio apreciaram dados, história e leis acerca do tema.

Os movimentos sociais têm sido estudados pelos alunos do Ensino Médio nas aulas de Sociologia. Eles são a expressão da organização da sociedade civil, formada por ações coletivas em que os indivíduos têm como objetivo alcançar mudanças sociais por meio de debates políticos.

Com o intuito de traçar um histórico, analisar as mudanças que ocorreram até aqui e para onde caminha a luta pelos direitos das mulheres, a professora Samara Carvalho foi a responsável pelo último Atualidades em debate.

No encontro, foram apresentadas diferentes vertentes do movimento feminista, leis que protegem as mulheres no Brasil e no mundo, e, em contrapartida, números de feminicidio.

“Um dos principais focos foi a questão de pensar sobre a importância da teoria feminista para as Ciências Humanas. Não estamos falando apenas de um movimento social em si, mas sim, de um campo de estudos acadêmicos, que traz contribuições teóricas para essa área de conhecimento”, concluiu Samara.

De olho na redação

Confira as dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

– Compreender a historicidade do movimento feminista;

– Perceber a trajetória de grupos sociais minoritários na busca por direitos no Brasil;

– Analisar as mudanças ocorridas no papel social desempenhado por mulheres;

– Entender e reconhecer a luta de grupos minoritários como um dos elementos fundamentais da cidadania moderna;

– Citar a diversidade sexual e de gênero, o combate à violência de gênero, homofobia e transfobia;

– Relacionar o conceito de gênero a outros marcadores da diferença como classe e raça;

– Identificar a heterogeneidade como uma das principais características dos movimentos sociais;

– Importância da escola como um espaço plural e combativo às opressões;

– Compreender a importância da teoria feminista para as ciências humanas.