Turmas do Ensino Fundamental II se apresentam na 17ª Jornada Científica
Os alunos coletaram, analisaram dados sobre diversos temas e apresentaram seus trabalhos à comunidade escolar.
Os 8º anos finalmente apresentaram suas “cidades do futuro” durante a Jornada Científica do Ensino Fundamental II. A proposta era que as turmas, dividas em grupos, construíssem uma maquete baseada em Santos, mas com fontes energéticas sustentáveis que solucionassem problemas reais da cidade.
Eles modelaram suas construções em um software e, posteriormente, as peças foram produzidas nas impressoras 3D e na cortadora a laser do Colégio. Durante as aulas de Artes, os alunos adicionaram todos os outros itens que transformaram a peça de madeira, que era a base da maquete, em uma cidade.
As “cidades do futuro” dos 8º anos fazem parte da disciplina de Projeto Iniciação Científica (PIC), e a Jornada Científica Jean Piaget, que em 2019 está em sua 17ª edição, é o momento em que todas as turmas apresentam suas ideias para a banca avaliadora.
Essa iniciativa privilegia o uso de habilidades como: experimentação, organização e interpretação de dados. O nível de complexidade dos projetos aumenta de acordo com cada série.
Trata-se de uma ferramenta de apoio teórico e prático com a qual os estudantes, acompanhados por um professor orientador, são estimulados a organizar uma metodologia para elaboração de uma pesquisa científica.
Todas as turmas do Ensino Fundamental II participam da Jornada Científica do Colégio. Aqueles que mais se destacam em seus trabalhos se apresentam para a comunidade escolar desenvolvendo aptidões não somente de análise e consulta como também desenvoltura na apresentação oral.
“Creio que ao tentar descobrir e elaborar respostas para seus questionamentos, os alunos, sejam de quaisquer idades, começam a compreender o mundo que os rodeia e a sociedade em que vivem”, contou o coordenador pedagógico de Ciências Naturais, Reinaldo Lopes.