Olimpíada Brasileira de Alemão tem um representante do Colégio na 2ª fase
O aluno Branco Peixoto foi aprovado para a segunda fase da competição e se vencer poderá ir para Dresden, na Alemanha.
A cada dois anos o Goethe Institut, que promove o conhecimento da língua alemã no exterior e o intercâmbio cultural internacional visando o domínio do idioma, organiza uma olimpíada cultural em três fases para estudantes a partir do nível A2 do idioma. Neste ano, uma dupla de alunos do Colégio participou da competição e um deles foi classificado para a fase final. Os campeões irão para a cidade de Dresden, na Alemanha, para participar da Olimpíada Internacional de Alemão.
Branco Peixoto e Luiza Fernandes foram os escolhidos pela professora Kathrin Grund para representarem o Jean Piaget, o critério utilizado foi o nível em que eles estavam no curso.
O domínio de outra língua estrangeira, além do inglês, é um diferencial. No Brasil, há cerca de 1200 empresas alemãs e elas valorizam o profissional que fala o idioma. A Alemanha oferece muitas possibilidades de estudo para estrangeiros em suas Universidades, que em sua grande maioria, são públicas.
Apesar dos dados, de acordo com Kathrin, que é professora nativa da Alemanha, o contato dos alunos com outros moradores do país para que possam presenciar o idioma é muito raro, por isso a chance de participar dessa competição é única:
“A Olimpíada foi um concurso muito importante para oportunizar aos estudantes de nível intermediário participarem, pois todos os inscritos estavam no mesmo patamar de conhecimento e quem ganhar poderá conhecer a Alemanha e moradores nativos, o que é ótimo porque nem todos têm essa oportunidade de ter contato com o idioma dentro do seu país e ter contato com a cultura do povo”, acrescentou a professora.
Ainda de acordo com a alemã, o contato com a língua nativa motiva mostra para os alunos que eles conseguem atingir o grau que quiserem dentro do idioma, foi assim com Luiza, que com apenas quatro meses de curso foi indicada para fazer a prova e se surpreendeu com o resultado:
“Fiquei muito feliz pela Kathrin ter me motivado e ter acreditado que eu tinha condições para fazer a prova. Tivemos que responder questões de interpretação de texto, gramática e fazer uma redação de no mínimo 80 palavras, mas no fim foi mais fácil do que eu imaginava. Foi uma experiência nova pra mim, pois já participei de outras Olimpíadas, mas nunca nenhuma de Alemão, e eu amei ter essa oportunidade”, afirmou.
Classificado para a próxima fase, que seria originalmente na cidade de São Paulo, no próprio Instituto Goethe, mas agora será online por conta da pandemia do Covid-19, Branco está ansioso e preparado para o que está por vir:
“Espero mesmo passar para a fase internacional e vou me dedicar muito para alcançar meu objetivo. Eu nunca viajei para a Alemanha, então não conheço nada lá! Esse é mais um dos motivos de eu estar tão interessado na competição”.
O curso de Alemão do Jean Piaget está alinhado ao Quadro Comum Europeu de Referência, parâmetro criado pelo Conselho da Europa que atribui níveis de proficiência linguística aceitos internacionalmente. Com três horas semanais de aula e turmas iniciantes, intermediárias e avançadas, ao final de cada nível os alunos podem realizar os exames de certificação do Goethe Institut.