19 de maio de 2020

Adiamento do Enem 2020: alunos e coordenadores dão seu ponto de vista no Atualidades em debate

Participantes da última edição do Atualidades em Debate durante a gravação do podcast. (Foto: Reprodução)

Desigualdades sociais do Brasil também são colocadas em pauta ao longo da discussão entre escola pública e privada.

Nas últimas semanas um tópico se destacou nas redes sociais e nos veículos de informação digitais do país: a discussão sobre a aplicação do Enem em meio à pandemia suscita reflexões sobre as desigualdades existentes entre os alunos da rede pública e privada no Brasil. Com tudo isso, o adiamento do Enem 2020 foi o tema do último Atualidades em debate.

O podcast contou com a participação de convidados especiais da Escola Estadual Dr. Antônio Ablas Filho, o aluno André Giovani, do 3º ano do Ensino Médio, e o coordenador Rafael Lima. Além de Enrico Pierdomenico, também aluno do 3º ano, mas do Jean Piaget.

André e Enrico puderam refletir e responder questões sobre a prova que abre portas para algumas das maiores universidades públicas do país, como o que o Enem representa para eles, como tem sido a rotina de estudos, se estão conseguindo se preparar para a prova e qual a avaliação em torno da discussão sobre o possível adiamento ou cancelamento.

“Sempre é importante mostrar os dois lados da moeda, embora seja muito difícil para uma instituição privada dar espaço para a maioria da população falar. É de suma importância esse compartilhamento de pontos de vista porque mostramos como a vida de um aluno da rede pública nesse país é mais difícil que a de um aluno pertencente às classes privilegiadas”, afirmou André.

O mediador dos debates, Bruno Joaquim, é também o coordenador de Ciências Humanas e Artes do Colégio. Ele e Rafael puderam acrescentar o ponto de vista pedagógico sobre a polêmica. “É importante ressaltar que a exclusão digital, que impossibilita que parte significativa dos jovens brasileiros tenham condições de se preparar para a avaliação sem as aulas presenciais das escolas,  é uma faceta da exclusão social”, disse Bruno.

“Eu acho que o adiamento é importante. Não porque as pessoas não vão passar, mas sim porque muita gente vai obter notas baixas, e não é isso o que o estudante quer. Nós queremos ser as melhores versões de nós mesmos, e fora que sem o adiamento muitas pessoas vão acabar ficando pra trás, o que não é justo, muito menos democrático, que é proposta do Enem, a democratização do ingresso nas faculdades”, finalizou o aluno Enrico.

Essa edição do podcast do Atualidades, assim como as anteriores, está disponível na plataforma de streaming Spotify.

De olho na redação

Confira as dicas para elaborar um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:

– Tratar o tema sob um ponto de vista crítico: compreender a desigualdades de oportunidades e de acesso à educação remota de qualidade em meio a pandemia.

– Abordar o Enem como ferramenta de democratização do acesso à Universidade.

– Procurar embasar-se em dados consistentes sobre exclusão digital, investimentos públicos em educação básica e acesso dos estudantes de escolas públicas à universidade.

– Proposta de intervenção: refletir acerca das políticas públicas de educação para mitigar as desigualdades no Brasil