28 de junho de 2019

JP Comunica: Entrevista Coletiva com a Psicóloga Mara Lofrano

A equipe do JP Comunica entrevistou a Psicóloga do Jean Piaget, Mara Cristina Lofrano do Prado. No bate-papo, ficamos sabendo um pouco mais da trajetória profissional e de suas opiniões sobre diferentes assuntos. Acompanhe o bate-bola!

JP: Por que você quis ser psicóloga?

Mara: Porque eu sempre gostei de ouvir as pessoas, de acolher as pessoas, de entender o que estava acontecendo. Por esse motivo eu escolhi fazer psicologia.

JP: Você fez alguma especialização?

Mara: Sim, fiz mestrado e doutorado na área de nutrição, pois trabalhei com a questão dos distúrbios alimentares com foco na parte psicológica.

JP:  Você acredita que disciplinas como a que nós temos, de “Competências para Vida” e, o processo de coaching que você faz com os alunos ajuda a melhorar a vida dos estudantes como um todo?

Mara:Eu acredito, eu sempre acredito que as pessoas podem mudar, por esse motivo nós desenvolvemos esse tipo de trabalho. Mas é claro que depende do envolvimento de cada um, então quem se envolve mais, talvez tenha uma melhora maior, tem uma mudança maior.

JP: Você acredita que através dos aprofundamentos que temos na escola, nós podemos nos controlar e até remanejar nossa mente?

Mara:  Claro que sim!  Se envolver em diversas áreas diferentes ajuda muito e cada área, na verdade, tem sua especificidade, auxilia no desenvolvimento de habilidades importantes.

JP: Alguns alunos se sentem muito pressionados, com a escola, as mudanças que enfrentamos por causa da adolescência etc. Você acredita essa pressão pode ser boa, principalmente em um momento em que ainda estamos aprendendo a lidar com nossas emoções e conhecendo o mundo de uma forma diferente?

Mara: Eu acho que tem de haver um ponto de equilíbrio. A adolescência tem muitas buscas, muitas descobertas muito envolvimento, emoções diferentes. É uma fase, por si só, complexa. Vocês estão tendo mudanças físicas e emocionais, isso mexe com a gente, esse é um ponto. O outro ponto é cada um buscar seu equilíbrio para conseguir dar conta daquilo que está sendo imposto.

JP:  Você é a favor da diminuição do uso do celular no recreio, por exemplo?

Mara: Eu, particularmente, sou contra o uso do celular porque sou favorável aos relacionamentos intrapessoais. Eu acredito que se uma pessoa fica o tempo todo no celular, mesmo no intervalo, ela está em uma fase de isolamento e conversar ou pedir ajuda sempre é a melhor saída. Tudo que você faz pode ter um lado positivo e um lado negativo e é importante conversar sobre os problemas com outras pessoas.

Entrevista coletiva feita durante o aprofundamento JP Comunica. As perguntas selecionadas foram feitas pelos alunos do aprofundamento.