Competências para Vida
O Projeto “Competências para a vida” oferece aos alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio ações que visam à promoção de habilidades e valores que, comprovadamente, ampliam as possibilidades de uma vida mais equilibrada e produtiva. A proposta autoral, implantada em 2015, privilegia o estímulo de atitudes que favoreçam interações sociais positivas e responsáveis.
Pesquisas e projetos realizados em diversos países têm demonstrado que o ensino intencional e direto em competências e valores contribui de forma significativa para o bom desempenho acadêmico, melhoria na qualidade das relações sociais, compreensão e manejo das emoções e, por consequência, maiores oportunidades de sucesso profissional e pessoal.
Pesquisas aplicadas em escolas americanas que promovem atividades de aprendizagem socioemocional mostram que:
- 85% dos alunos sentem-se seguros na escola e dizem que bullying é raro.
- 89% das escolas relataram queda em suspensões ou situações de indisciplina.
- 87,7% das escolas aumentaram notas em matemática e leitura.
- 89% dos funcionários sentem-se recompensados pelo seu trabalho.
Fonte: character.org
As competências e suas definições
Por meio de um trabalho integrado com toda a comunidade escolar, no ano de 2014, foram definidas nove competências a serem trabalhadas e vivenciadas nas atividades e práticas cotidianas do Colégio Jean Piaget.
A proposta foi dividida em dois grupos:
- Competências de desempenho – São elas: autocontrole, criatividade, curiosidade/motivação, determinação e responsabilidade. Todas estão relacionadas ao desenvolvimento escolar do aluno.
- Competências socioemocionais – São elas: autoconhecimento, autocontrole, colaboração, empatia e respeito/cuidado . Neste grupo, as competências favorecem interações sociais mais positivas e responsáveis, além do melhor enfrentamento de questões emocionais próprias e do cotidiano.
Autocontrole
e seus pensamentos. Manter-se calmo e educado, seguir as regras e combinados.
Determinação
obstáculos, terminar
o que começou, ter metas e cumpri-las.
Responsabilidade
Curiosidade e motivação
Criatividade
para problemas.
Respeito e cuidado
Colaboração
Empatia
Habilidades do século XXI e perfil do aluno
Além do trabalho realizado no ensino e no aprofundamento de conceitos em todas as disciplinas, e na promoção de competências e valores, o Jean Piaget preocupa-se em desenvolver junto aos alunos habilidades de aprendizagem importantes para obtenção de sucesso nos anos escolares, no mercado de trabalho e na vida pessoal.
O perfil de aluno que queremos formar vai ao encontro das consideradas “Habilidades de aprendizagem do século XXI”, ou seja, habilidades e competências exigidas e valorizadas no novo formato de sociedade tecnológica, interativa e interdisciplinar que estamos vivenciando. Trata-se de uma modelo social que exigirá, cada vez mais, um indivíduo preparado para lidar com novas formas de realizar tarefas, de lidar com problemas e com relacionamentos interpessoais.
Estudiosos conceituados na área de educação apresentam as seguintes habilidades:
- Resolução de problemas
- Pensamento criativo
- Comunicação e colaboração
- Pensamento crítico (desafiar, debater e discutir)
- Protagonismo
- Tomada de decisões (comparar, analisar, selecionar e justificar)
- Análise e avaliação de informações e ideias
- Determinação de metas
Fonte: The Partnership for 21st Century Skills
Ações
» Atividades periódicas em sala de aula
Momentos de reflexão, discussão, vivência e dinâmicas são realizados em sala de aula pela equipe de orientação junto aos professores. O objetivo principal das atividades é levar o aluno a expor seus pensamentos e sentimentos sobre temas relacionados a competências e valores.
» Integração com o currículo escolar
Capacitados para o trabalho com competências/valores, os professores do Colégio realizam atividades de integração e associação de seu conteúdo curricular com valores e competências. Situações do cotidiano escolar também são aproveitadas como oportunidades de vivência em valores. Segundo o Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA) de 2012, a relação professor-aluno está fortemente associada ao engajamento com a escola.
» Materiais de apoio
A equipe de profissionais de orientação educacional elaborou um conjunto de atividades, projetos e vivencias, além de adaptar outros materiais aplicados em várias escolas ao redor do mundo, na construção de recursos educacionais baseados em sólidas referências.
» Trabalho de orientação
A equipe de orientação busca realizar trabalhos planejados de acordo com as necessidades de cada faixa etária e com foco no incentivo às potencialidades individuais de cada aluno. Os trabalhos têm como base os conceitos de “coaching” (desenvolvimento de habilidades e competências de curto prazo) e “mentoring” (desenvolvimento de habilidades estrategicas a longo prazo). Pais e familiares, também, são considerados parceiros no projeto.
Colaborador
» Gary Smit
Dr. Gary Smit é palestrante, consultor e educador na área de valores e competências. Com vasta experiência no campo da educação, foi diretor e professor de escolas em Illinois e Wisconsin (USA) durante 25 anos.
Treinador do maior programa de educação de valores dos Estados Unidos, o “Character Counts!” e autor do livro “Instilling Touchstones of Character”, lançado em 2014, Dr. Gary Smit esteve no Colégio Jean Piaget para oferecer suporte, apoio na implantação do projeto Competências para a vida.