Ensino Fundamental I
A formação do aluno-cidadão
O currículo do Ensino Fundamental I é amplo, dinâmico e aberto a transformações. Os conteúdos são elementos para a compreensão da realidade e instrumentos para a ação do indivíduo em sociedade.O foco principal é a construção real de significados.
Para isso, o aluno é levado a estabelecer relações entre as disciplinas acadêmicas e os temas transversais: meio ambiente, cidadania, responsabilidade social.
Esse rico conjunto de atividades pedagógicas garante excelentes resultados para os alunos e faz do Jean Piaget o colégio com a maior carga horária dentre as escolas da Baixada Santista.
Aprendizado integrado: aulas de cidadania
Focando em um método integrado de aprendizado, o Jean Piaget mantém parceria com instituições da Baixada Santista. A proposta estimula a convivência das crianças com pessoas da terceira idade, portadores de necessidades especiais, creches públicas, comunidades indígenas, para que elas vejam e sintam o que acontece no mundo real, muito além dos livros e dos limites físicos da sala de aula.
Estimulando o interesse e respeitando a individualidade
Como a proposta da escola está centrada na atenção individualizada, o Jean Piaget tem diferentes abordagens e oportunidades para atender aos seus alunos: cursos de aprofundamento (para aqueles que apresentam grande habilidade em determinada área, como forma de estimulá-los a desenvolver ainda mais esse talento); aulas de monitoria (que permitem o acompanhamento do aluno ainda mais de perto, com o objetivo de trabalhar questões específicas dessa criança, percebidas em sala de aula); oficinas de Matemática, Língua Portuguesa, e Laboratórios (cujo objetivo é aliar a prática à teoria dos conteúdos trabalhados). São diversos os exemplos que marcam essa abordagem diferenciada, cujo principal objetivo é oferecer diferentes oportunidades para diferentes alunos.
Interatividade que incentiva a participação dos pais
Os professores têm seus horários organizados para realizar atendimentos individualizados com as famílias. Os encontros podem ser solicitados tanto pela escola quanto pelos pais. A direção e equipe técnica (coordenação pedagógica, psicólogas e nutricionistas) também estão disponíveis para os agendamentos.
Além disso, o Colégio conta com sistema de intranet exclusivo e um aplicativo voltado à comunicação entre as famílias e a escola. Por meio dessas ferramentas é possível consultar desempenho escolar, solicitações de lição de casa e ocorrências.
Aprendendo a ler e a gostar de ler
No Ensino Fundamental I, a Biblioteca funciona como um elemento integrador das diversas propostas e projetos. Traz à tona a realidade atual e resgata valores culturais que fazem parte da constituição de nosso povo, propiciando o conhecimento e respeito às diferenças culturais.
Para desenvolver o hábito da leitura, temos a nossa Contadora de Histórias, que alimenta nas crianças o interesse por ouvir e ler histórias, por meio de fantoches, bonecos e das próprias crianças.
Professores especialistas desenvolvem conhecimento específico
- Informática: aplicada aos conteúdos de ensino, possibilita uma reflexão sobre os usos possíveis desse recurso.
- Música: visa a um processo de musicalização e sensibilização das crianças para essa forma de expressão e arte.
- Filosofia e Atualidades: tem como proposta discutir temas atuais e polêmicos, levando os alunos a uma reflexão crítica sobre a realidade.
- Educação Física: direcionada para o conhecimento do próprio corpo, do ritmo e dos limites. Aulas voltadas para saúde, qualidade de vida e relação mente/corpo.
- Inglês: visa à aproximação da criança com a língua de forma a desenvolver o gosto pelo inglês e a conscientização de sua importância.
- Oficina de Matemática: de forma lúdica, propõe vivenciar situações- problemas, propiciando aos alunos passar por um processo de descobertas.
- Oficina de Língua Portuguesa: visa ao desenvolvimento da expressão escrita dos alunos, ao propiciar o conhecimento dos gêneros do discurso por meio de situações reais e atividades instigantes e lúdicas.
Além das atividades regulares, oferecemos:
– Período Integral
– Curso Bilíngue
– Monitoria
– Aprofundamentos
Conheça também o Ensino Fundamental I – Internacional!
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV.
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV.
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP.
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação.
Isabel Cristina Diegues Duarte
Diretora de Unidade
Licenciatura em Educação Física – FEFIS.
Licenciatura Plena em Pedagogia – Faculdade Don Domênico.
Especialização em Gestão e Orientação Escolar (Educação Infantil e Ensino Fundamental) – Faculdade Don Domênico.
Ana Cristina Souza de Alcântara
Coordenação Pedagógica - Língua Portuguesa
Licenciatura Plena em Letras – Unisantos.
Curso de Extensão em Língua Portuguesa – PUC-SP.
Mestrado em Linguística – PUC-SP.
Orlando Couto Jr.
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais
Formação:
Licenciatura em Biologia – UNISANTA
Bacharelado em Biologia Marinha – UNISANTA
Silmara Aparecida J. Bernardo da Silva
Coordenação Pedagógica - Matemática
Licenciatura Plena em Matemática – Unisantos.
Licenciatura Plena em Pedagogia – Faculdade Don Domênico.
Pós-graduação em Educação – Faculdade Pitágoras.
Elvira Fernandes Garcia
Coordenação Pedagógica - Jean Piaget Internacional
Graduação em Letras – Unisantos
Graduação em Pedagogia – Don Domênico
FCE – First Certificate in English (University of Cambridge)
Michigan – Proficiency Examination (University of Michigan)
Curso de Formação de Professores/Ensino Reflexivo – Fundação Teófilo Ottoni
Tatiana Duarte Gomes da Luz
Coordenação Pedagógica - Aprofundamentos
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta.
Pós graduação em Altas Habilidades e Superdotação – Instituto Sapiens.
Maria Fernanda dos S. Marinho
Orientação Educacional
Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Católica do Paraná.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Universidade Católica do Paraná.
Glaucia Fernanda Garcia de Almeida Canêo
Psicóloga
Bacharelado e Licenciatura em Psicologia – Unisantos.
Pós-Graduação em Psicopedagogia – Faculdade São Luís – Jaboticabal.
Especialização em Psicologia na Educação – Instituto Pieron – SP.
Especialização em Psicopatologia Integrada à Educação – Instituto Pieron – SP.
Priscilla Paiva dos Santos Albuquerque
1º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta.
Pós-graduação em Psicopedagogia – FMU.
Andressa Queiroz Freitas
1º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes.
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Unimonte.
Ellen Farto Silva Cavalcante
1º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta.
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – FAUESP
Pryscila de Oliveira Cravo
1º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Universidade Tuiuti do Paraná.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Faculdade Bagozzi.
Fabiana de Souza Alonso
2º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Faculdade São Luis.
Vanessa Coelho Datoguia Silva
2º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes.
Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Educacional – Uninove.
Marislei Luiz Torres
2º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unilus.
Especialização em Educação Especial – Unilus.
Pós-graduação em Psicopedagogia -Faculdade Cruzeiro do Sul
Bruna Pergolizzi Fernandes
3º ano
Cristiane Barroso H. dos Santos
3º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Faculdade de Franca.
Renata Silva Nocetti
3º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta.
Pós-graduação em Psicopedagogia (Institucional e Clínica) – Unisanta.
Leila Amaral Alves
3º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unimonte.
Pós-graduação em Alfabetização e Letramento – Faculdade São Luis.
Priscila Bezerra dos Santos
3º ano
Isabela Esposito Rodrigues
3º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos.
Thayane Franceska Santamarina Silva
4º ano
Lincenciatura Plena em Letras Português e Espanhol – Unimes.
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Cristiane Barga do Nascimento
4º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unesp.
Design Instrucional – Unifei.
Cláudia Bala Sorbello
4º ano
Licenciatura em Pedagogia – Unisantos.
Cristiane Glória Simões Aro
4º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – UNIG.
Licenciatura Plena em Geografia – Unimes.
Débora Rovere Soares
4º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unimes.
Especialização em Educação Infantil – Unimes.
Caroline Gomes de Oliveira
5º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta.
Especialização em Neuropsicologia – Unibem.
Paula Regina Stolagli Teixeira
5º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unifai-SP.
Maria Fernanda Figueira
5º ano
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisantos.
Andréa Yunoguthi
5º ano
Licenciatura em Pedagogia – UNISANTA
Especialização em Gestão Educacional – Universidade Cruzeiro do Sul
Fernanda Martins Rodrigues Salazar
5º ano
Bianca Shintaku de Azambuja Nóvoa
Integral
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta.
Camila Rodriguez Coelho da Silva
Integral
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unip
Pós graduação em Alfabetização e Letramento – Universidade Cruzeiro do Sul
Carolina Verano da Silva
Professora
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisanta.
Especialização em Psicopedagogia – Unisanta.
Renata Maria Vasconcelos Ramos
Professora
Graduação em Pedagogia – Unimonte.
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unilus.
Regina Célia Togores Gomes
Educadora de Biblioteca
Licenciatura em Letras – Unimes.
Contadora de História – Programa de Incentivo à Leitura PROLER – Unisanta.
Curso de Extensão de Folclore e Cultura Popular – Associação Brasileira de Folclore e do Museu de Folclore “Rosini Tavares de Lima”.
Wilma da Silva Vitalino
Educadora de Biblioteca
Sônia Cristina Moreira Santana Alexandre
Educação Física
Bacharelado e licenciatura em Educação Física – Unimes.
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Pós-Graduação em Psicopedagogia – Faculdade Brasil.
Otamar Pelusio
Educação Física
Tatiana LoBosque Galante
Projeto de Iniciação Científica
Licenciatura Plena em Filosofia – Unisantos.
Curso de Filosofia e Vida – habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp.
Bruna Cró
Projeto de Iniciação Científica
Bacharelado e licenciatura plena em Ciências Biológicas – UNISANTOS
Paola de Oliveira R. C. Araújo
Informática
Magistério – Liceu Santista.
Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – FALC.
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp.
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta.
Angela Maria de Oliveira Cavalcante
Informática
Licenciatura Plena em Pedagogia – UNIP.
Técnico em Processameto de Dados – ETEC Vasco Antônio Venchiarutti – Jundiaí.
Tecnóloga em Sistemas para Internet – FATEC Rubens Lara – Baixada Santista.
Pós-Graduação em Psicopedagogia: Clínica e Institucional – Atualize Pós Graduação.
Pós-Graduação em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância-PIGEAD – Universidade Federal Fluminense (UFF)
Jamile Gonçalves Salaro
Inglês
Graduação em Letras (em andamento) – Unisantos.
Graduação em Direito – Unimes.
Certificação Cambridge – TKT, ICELT e CAE.
Aline Reis Cobo
Inglês
Graduação em Letras – Mackenzie.
Certificado de proficiência em Inglês – FCE ( First Certificate in English).
Sandra Corzo Rodriguez
Inglês
Magistério – Colégio dos Andradas.
Licenciatura em Letras – Unisantos.
Curso de extensão para professores de inglês para o ensino de língua estrangeira – Universidade de Ohio.
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan.
Daniela de Salvi Panchorra
Inglês
Licenciatura em Letras – Unimes.
Pós-graduação em Psicopedagogia (cursando) – Unisantos.
Certificado de proficiência Michigan.
Fernanda Alves Taipina Pedro
Espanhol
Licenciatura Plena em Letras – Português e Espanhol – Unisantos.
Certificado DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) – Nível B2.
Isis Aquino
Língua e Cultura Espanhola
Maria Nazaré Rodrigues dos Santos
Monitoria de Matemática
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unisantos.
Luis Fernando Lobo Rosa Marques
Música
Magistério/Performance em Piano – Conservatório de Tatuí – SeCult – SP.
Licenciatura em Educação Artística (Música) – USP.
Especialização em Ética, valores e cidadania na escola – USP.
Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Saúde – UNIFESP (cursando).
Erica Nogueira Capelo
Música
Patrícia Neves da Silva
Oficina de Português
Licenciatura em Letras Português – Universidade de São Paulo (USP).
Silmara Aparecida J. Bernardo da Silva
Oficina de Matemática
Licenciatura Plena em Matemática – Unisantos.
Licenciatura Plena em Pedagogia – Faculdade Don Domênico.
Pós-graduação em Educação – Faculdade Pitágoras.
Bruna de Lima Spares Feroldi
Oficina de Matemática
Andressa Simas Pacheco
Monitoria de Matemática
Licenciatura em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Uberlândia
Bacharelado em Ciências Biológicas – Universidade Federal de Uberlândia
Licenciatura em Pedagogia – Unisanta
Mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais – Universidade Federal de Uberlândia
Camila Rodriguez Coelho da Silva
Monitoria de Português
Licenciatura Plena em Pedagogia – Unip
Pós graduação em Alfabetização e Letramento – Universidade Cruzeiro do Sul
Marislei Luiz Torres
Monitoria de Português
Licenciatura em Pedagogia – Unilus.
Especialização em Educação Especial – Unilus.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Faculdade Cruzeiro do Sul
Rosiane Santos Trindade
Monitoria de Português
Licenciatura em Pedagogia – Universidade Federal do Amapá
Especialização em Atendimento Educacional Especializado – Instituto Educacional Cristal Santista
Projetos
No Ensino Fundamental I, o aluno é estimulado a estabelecer relações entre disciplinas acadêmicas e temas transversais, tais como: meio ambiente, cidadania e responsabilidade social.
E por isso, todas as turmas desenvolvem, anualmente, de forma interdisciplinar, um projeto de acordo com as necessidades e a realidade de cada faixa etária.