Ensino Fundamental II
O aluno-cidadão do mundo
No Ensino Fundamental II, o objetivo do projeto pedagógico é criar condições para que os alunos desenvolvam plenamente suas capacidades, por meio de aulas dialogadas e um amplo leque de atividades dinâmicas, que levam em conta a cultura, os anseios e a leitura de mundo que cada um faz.
A ideia é ampliar o conhecimento do aluno sobre os conteúdos necessários para entender e interagir com a realidade, além de consolidar o exercício da cidadania para a construção de uma sociedade melhor.
Aulas práticas valorizam as disciplinas dentro e fora da classe
Os alunos são desafiados a resolver situações-problema nas disciplinas de Ciências, Geografia e História, não apenas em sala de aula, mas também nas pesquisas sobre os manguezais, as praias arenosas, a Mata Atlântica ou pontos históricos e culturais da Baixada Santista.
Nas aulas de Matemática, Geografia, Filosofia e Atualidades, eles são estimulados a estudar, interpretar e propor soluções às questões que afligem a população da região. Toda a base metodológica para a pesquisa forma um capítulo especial e fundamental da aprendizagem.
A disciplina de Informática exerce o papel fundamental de preparar os alunos para a utilização de novas tecnologias da informação e da comunicação, para que estejam aptos a pesquisar, selecionar e gerenciar informações utilizando diversas fontes e ferramentas.
A língua do conhecimento estimulando o aprendizado em diversas linguagens
No Jean Piaget, há um espaço para que todos possam aprimorar seus recursos cognitivos. Os laboratórios permitem experimentações e descobertas nas disciplinas de Matemática, Ciências, Redação e Artes.
Já a área de Linguagens vai muito além da mera preocupação com os códigos para a compreensão da língua materna e estrangeira. A valorização da leitura e da produção de textos, além dos diversos projetos interdisciplinares, trabalham a linguagem de modo significativo e como instrumento e meio para que os alunos possam produzir, expressar e comunicar suas ideias atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação.
Projetos e iniciação científica
O Jean Piaget trabalha, em cada semestre, com dois eixos temáticos que norteiam o desenvolvimento dos projetos e atividades. No primeiro, acontece o tradicional Festival de Teatro, que envolve as áreas de Linguagem, Ciências Sociais e Humanidades e promove a socialização, a criatividade e a concentração. No segundo, a Jornada Científica do Jean Piaget, que mobiliza as áreas de Ciências Exatas e da Natureza na elaboração e apresentação de trabalhos científicos produzidos pelos alunos.
Esses dois grandes eventos desenvolvem habilidades em diversas áreas da comunicação, das artes e da pesquisa, oportunizando o estudo, o trabalho em grupo e a aplicação dos conceitos estudados.
Olhar diferenciado
No Jean Piaget, os conteúdos são trabalhados de modo a estimular e examinar a capacidade dos alunos de analisar, raciocinar e refletir ativamente sobre seus conhecimentos e experiências, enfocando competências que serão relevantes para suas vidas futuras. E por entender que cada aluno é especial, com interesses, habilidades e potencialidades específicas, o colégio tem diferentes abordagens e oportunidades para atender aos seus alunos: cursos de aprofundamento (para aqueles que apresentam grande habilidade em determinada área, como forma de estimulá-los a desenvolver ainda mais esse talento) e aulas de monitoria (que permitem o acompanhamento do aluno ainda mais de perto, com o objetivo de trabalhar questões específicas percebidas em sala de aula).
Além disso, o Colégio inclui na grade curricular do Ensino Fundamental II, disciplinas complementares de enriquecimento, como Laboratório de Matemática, Laboratório de Ciências, Oficina de Redação, Projetos, Espanhol, Filosofia e Atualidades, com o objetivo de oferecer uma formação ainda mais completa aos seus alunos.
Além das atividades regulares, oferecemos:
- Inglês
- Espanhol
- Informática
- Imersão em língua estrangeira – JP Internacional
- Ensino Bilíngue
- Laboratórios de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências e Artes
- Monitoria
- Almoço
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV.
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV.
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP.
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação.
Sônia Regina A. M. Martinho
Diretora de Unidade
Licenciatura Plena em Pedagogia – UFB-SP.
Licenciatura Plena em História – FAI – SP.
Licenciatura Plena em Estudos Sociais – Faculdade da Zona Leste – SP.
Formação de professores pré-primários e educação especial – Instituto Caetano de Campos – SP.
Especialização em Educação Moral e Organização Social e Política Brasileira – Faculdade Carlos Pascalle – SP.
Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.
Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens
Licenciatura em Letras – Uniban.
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte.
Graciela Irene T. de M. da Silva
Coordenação Pedagógica - Língua Estrangeira
Professora nativa da Argentina.
Licenciatura Inglês/espanhol – Unisantos.
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford.
Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes.
Participou do programa de treinamento especial da Universidade de Missouri.
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura em Ciências – Unisantos.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba.
Paola de Oliveira R. C. Araújo
Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação
Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – FALC.
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp.
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta.
Reinaldo Lopes
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais
Licenciatura em Ciências – Unisanta.
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura Plena em Química – Unisanta.
Thaís Dinato Campello
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Unisantos
Thaís Faria Nogueira
Orientação Pedagógica
Licenciatura em Pedagogia com habilitação em educação especial – Unilus.
Especialização em Psicopedagogia – Unisantos.
Especialização em Altas Habilidades e Superdotação – APAHSD (Associação dos Portadores de Altas Habilidades/ Superdotação).
Extensão em Coordenação Pedagógica – PUC-SP.
Alessandra Paula Brandão
Professora de Ciências
Licenciatura e Bacharelado em Ciências – Unisanta.
Aline Correia de Abreu
Professora de Filosofia e História
Licenciatura em História – Universidade Metropolitana de Santos
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Mozarteum de São Paulo
Tecnólogo em Informática com ênfase em Gestão de Negócios – Fatec Rubens Lara
Pós graduação em História do Brasil – Universidade Cândido Mendes
Extensão em História da África e história dos índios em sala de aula – UNICAMP
Extensão Universitária na modalidade de Difusão: História de Santos – USP
Ricardo Rodrigues da Silva
Professor de Ciências
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Unesp.
Lucas Samia André Avelino
Professor de Ciências/Biologia/Química
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Unisanta.
Pós-graduação em Educação Ambiental – FALC (em andamento).
Priscila Severo Murta
Professora de Física
Licenciatura em Matemática – Unip.
Graduação em Engenharia Civil – Unisanta.
Pós-graduação em Gestão Educacional – Universidade São Luiz.
Paola de Oliveira R. C. Araújo
Informática
Magistério – Liceu Santista.
Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – FALC.
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp.
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta.
Bruno Dias de Gouvea
Professor de História e Filosofia
Bacharelado e Licenciatura em História – Unisantos.
Licenciatura em Pedagogia – Unesp.
Pós-graduação em Gestão Escolar – Faculdade Pitágoras.
Pós-graduação em Política e Relações Internacionais – FESPSP
Mestrado em Políticas Públicas – UFABC (cursando)
Gilvan Leite de Oliveira
Professor de História e Filosofia
Licenciatura em História – Unisantos.
Mestrado em História Econômica – USP.
Vanessa Pires Rodrigues de Amorim
Professora de Matemática
Licenciatura em Ciências Biológicas – Unisanta.
Bacharelado em Biologia Marinha – Unisanta.
Pós-Graduação em Educação Matemática – Unisanta.
Reggis Luiz F. Santos
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unisantos.
Especialização em Educação Matemática – Unisanta.
Pós-graduação em Matemática – Unicamp.
Juliana Xavier de Lima
Professora de Português e Produção Textual
Licenciatura em Letras – Português/Inglês – Unisantos.
Gleice Maria Sapi Marino
Professora de Português e Produção Textual
Licenciatura em Letras – Português/Inglês – Unis – Centro Universitário do Sul de Minas.
Catiane Oliveira Argello Minelli
Professora de Português e Produção Textual
Licenciatura Plena em Letras – Unip.
Pós-graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Karla de Aguiar Terra
Professora de Português e Produção Textual
Licenciada em Letras – Inglês e Português – UNISANTOS
Pós-Graduação – Português – Língua e Literatura – UMESP
Licenciatura em Pedagogia –UNIMES (cursando)
Fernando César Dias
Professor de Geografia
Bacharel e Mestre em Geografia formado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul.
Licenciado em Pedagogia R2 – Instituto Cristal Santista.
Possui experiência em ensino superior (UFMS) e também em consultoria socioambiental.
Autor do livro: Instituições em Rede.
Thaís Elis Godoy
Professora de Geografia
Graduação, Licenciatura e Bacharelado em Geografia – Unesp Ourinhos.
Curso de extensão em Movimentos Sociais e Crises Contemporâneas – Unesp Marília e Instituto Brasileiro de Estudos Contemporaneos (IBEC).
Curso de extensão em Educação Popular e Movimentos Sociais – ITCP Unicamp.
Roberta Neves Gago Rodrigues
Professora de Ciências
Licenciatura em Ciências Biológicas – USP
Bacharelado em Ciências Biológicas – USP
Mestrado em Ciências da Saúde – Unifesp
Melissa Ferrauche Morsani Macedo
Professora de Artes
Licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – Unisanta.
Ensino continuado em Metodologia do Ensino da Arte – Unisanta.
Pós-graduação em Arte-terapia – Unisanta.
Cintia Márcia Estrella
Professora de Artes
Formação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Ana Maria Elena Cerioni de Benegas
Professora de Espanhol Optativo
Professora nativa da Argentina.
Bacharelado em Letras – Universidade de La Plata (Argentina).
Magistério Superior (Pedagogia) – Universidade de La Plata (Argentina).
Professora nativa registrada na Embaixada Espanhola em Brasília.
Especialización en Lengua Española – Instituto Miguel de Cervantes.
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) B1, B2, C1 e C2.
Luis Alfredo Sánchez García
Professor de Espanhol Optativo
Professor nativo da Espanha.
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri.
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE).
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
Tahiane Carneiro de Oliveira
Professora de Educação Física
Graduação em Educação Física – FEFIS.
Pós-graduação em Educação Física na Escola – Universidade Gama Filho.
Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – FEFIS.
Paula Tavolaro Rajabally Morais
Professora de Inglês
Complementação Pedagógica em Letras – Licenciatura em Inglês – Unisantos.
Proficiência em Inglês (Universidades de Cambridge e Michigan).
Flora Maria Justo de Freitas Gonçalez
Professora de Álgebra
Licenciatura Curta em Matemática/Programa Especial de Formação Pedagógica – Matemática – UNIBAN
Bacharelado em Química – UNISANTA
Magistério com especialização em Educação Infantil – Colégio Coração de Maria
Sandra Corzo Rodriguez
Professora de Inglês
Magistério – Colégio dos Andradas.
Licenciatura em Letras – Unisantos.
Curso de extensão para professores de inglês para o ensino de língua estrangeira – Universidade de Ohio.
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan.
Sheila Pilotto da Silva
Laboratório de Inglês
Licenciatura em Letras – Unisantos.
Proficiência em Inglês – Universidade de Michigan.
Ricardo Rodrigues da Silva
Laboratório de Ciências
Formação:
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Unesp.
Lucas Samia André Avelino
Laboratório de Ciências e Química
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Unisanta.
Pós-graduação em Educação Ambiental – FALC (em andamento).
Alessandra Paula Brandão
Laboratório de Ciências
Licenciatura e Bacharelado em Ciências – Unisanta.
Priscila Severo Murta
Laboratório de Física
Licenciatura em Matemática – Unip.
Graduação em Engenharia Civil – Unisanta.
Pós-graduação em Gestão Educacional – Universidade São Luiz.
Caroline Oliveira Vancim Lélis
Professora de Geografia
Licenciatura em Geografia – UNICAMP
Bacharelado em Geografia – UNICAMP
Especialização em Gestão Ambiental – Senac
Roberta Neves Gago Rodrigues
Laboratório de Ciências
Licenciatura em Ciências Biológicas – USP
Bacharelado em Ciências Biológicas – USP
Mestrado em Ciências da Saúde – Unifesp
Thais Cosmo de Souza Santos
Laboratório de Matemática
Licenciatura em Matemática – USP
Mestrado em Educação – Ufscar
Ricardo Rodrigues da Silva
Projetos
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Unesp.
Lucas Samia André Avelino
Projetos
Licenciatura Plena em Ciências Biológicas – Unisanta.
Pós-graduação em Educação Ambiental – FALC.
Priscila Severo Murta
Projetos
Licenciatura em Matemática – Unip.
Graduação em Engenharia Civil – Unisanta.
Pós-graduação em Gestão Educacional – Universidade São Luiz.
Alessandra Paula Brandão
Projetos
Licenciatura e Bacharelado em Ciências – Unisanta.
Aline Correia de Abreu
Projetos
Licenciatura em História – Universidade Metropolitana de Santos
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Mozarteum de São Paulo
Tecnólogo em Informática com ênfase em Gestão de Negócios – Fatec Rubens Lara
Pós graduação em História do Brasil – Universidade Cândido Mendes
Extensão em História da África e história dos índios em sala de aula – UNICAMP
Extensão Universitária na modalidade de Difusão: História de Santos – USP
Victor Abrão de Araújo
Projetos
Projetos
1º semestre – 2019
Festival de Teatro
O foco do trabalho, durante o primeiro semestre, está na Linguagem, nas Ciências Sociais e no desenvolvimento de habilidades específicas dessas áreas. Desse modo, nossos alunos e professores já estão se preparando para o tradicional “Festival de Teatro do Jean Piaget”.
O projeto tem início com a escolha dos gêneros textuais e livros paradidáticos do semestre, que são trabalhados pelas disciplinas envolvidas e adaptados para o gênero dramático pelos próprios alunos.
O teatro incentiva a socialização, a criatividade e a concentração. E é justamente esse o intuito do Colégio quando conecta educação e dramaturgia.
2º semestre – 2019
Projetos de Iniciação Científica
A partir do 6º anos, os alunos passam a desenvolver projetos de Iniciação Científica. Trata-se de uma ferramenta de apoio teórico e prático com a qual os estudantes, acompanhados por um professor orientador, são estimulados a organizar uma metodologia para elaboração de uma pesquisa científica.
A Jornada Científica Jean Piaget privilegia o uso de habilidades como: experimentação, organização e interpretação de dados. O nível de complexidade dos projetos aumenta de acordo com cada série.