Ensino Médio
Porque o Jean Piaget é a melhor escola de Ensino Médio em Santos
- É 1º lugar no Enem Baixada Santista, com excelentes resultados nos últimos 10 anos.
- Alto índice de aprovação em universidades públicas e particulares de excelência, no Brasil e no exterior.
- Excelente ambiente de convivência.
- Elevado nível de formação e profissionalismo dos professores e equipes, mais de 60% do corpo docente é pós-graduado, mestre ou doutor.
- Novo Ensino Médio: currículo atualizado com atividades e disciplinas eletivas, tais como: Direito, Psicologia, Políticas Públicas, Economia, Empreendedorismo, Medicina e Saúde, Marketing, Meio ambiente e Engenharia.
- 3º ano do Ensino Médio com cursinho integrado, preparatório para os vestibulares mais concorridos, e material Poliedro.
- Aulas de inglês, espanhol e alemão preparatórias para exames de certificação internacional.
- Opção de disciplinas internacionais, em inglês, para alunos fluentes.
- Intercâmbio com High School e Universidades Internacionais.
- Aulas de Laboratório de Matemática, Física, Química, Biologia, Redação e Artes; além de projetos de Iniciação Científica.
- Encontros semanais de Orientação Profissional.
- Desenvolvimento de competências socioemocionais e acadêmicas.
- Ações sociais e voluntárias integradas.
- Participação em Olimpíadas e Feiras Científicas Nacionais e Internacionais.
- Plantão de dúvidas com os próprios professores.
- Incentivo à música com aula de banda para os alunos do Colégio.
- Sala Maker, espaço de criação onde o aluno idealiza, planeja, constrói e desenvolve projetos de engenharia ou eletrônica.
- Estúdio para atividades de música, comunicação e jornalismo.
- Educação Física por modalidades esportivas, quadra poliesportiva coberta e academia de ginástica completa.
- Mais de 15 opções de aulas de enriquecimento curricular gratuitas, que incluem Teatro, Robótica, Programação, Culinária, Xadrez, entre outras.
O vestibular é só o começo para quem está bem preparado para a vida
O papel do Ensino Médio do Jean Piaget vai além de garantir um excelente desempenho no vestibular. Mais do que preparatório para o ensino superior, tem grande importância para a formação do cidadão que evolui e aprende constantemente.
As disciplinas expandem e aprimoram as competências trabalhadas nos anos anteriores de estudo. Contribuem, assim, para o desenvolvimento de pessoas capazes de enfrentar os problemas diários com a mesma habilidade que solucionam os problemas matemáticos. Pessoas corajosas e determinadas, cientes de que a vida significa muito mais que reproduzir dados, denominar classificações ou identificar símbolos.
Começando a formar os futuros profissionais
Para garantir uma formação equilibrada, o Jean Piaget utiliza um amplo conjunto de recursos e atividades pedagógicas, onde se destacam os laboratórios de Química, Biologia, Física, Matemática e Redação.
Desde o 1º ano já são aplicados simulados e o 3º ano utiliza o Sistema Poliedro de Ensino. Além disso, são oferecidas aulas especiais de aprofundamento, atualidades e projetos de iniciação científica; além de palestras sobre temas diversos voltadas para as necessidades dos alunos, feiras de profissões, aulas optativas direcionadas à orientação profissional e visitas às melhores universidades do País. Tudo isso é complementado com orientação pedagógica e profissional individualizada.
Revisão no 3º ano – Passagem direta para a universidade
No 3º ano, o aluno do Jean Piaget revê todos os conteúdos do Ensino Médio, em uma abordagem especial preparatória para os vestibulares das melhores universidades, sem a necessidade de fazer o chamado cursinho.
Unidade do Ensino Médio – O melhor começo para a universidade
A Unidade do Ensino Médio do Jean Piaget foi criada especialmente para o jovem desenvolver a mente e corpo. Todas as salas de aula possuem suporte multimídia, além de laboratórios, salas para estudo individual, salas de reunião em grupo, auditório e biblioteca. A unidade também possui quadra poliesportiva e uma academia de ginástica completa, equipada com os mais modernos aparelhos.
Potencializando o talento e a saúde dos alunos
O Ensino Médio do Jean Piaget oferece aulas de Educação Física em diversas modalidades. O aluno pode escolher entre esporte com bola, spinning, musculação, circuito e ginástica localizada. Fazendo o que gosta, o aluno desenvolve suas habilidades físicas de forma ainda mais prazerosa.
Aulas optativas de Orientação Profissional
A escolha profissional é uma das etapas vivenciada por muitos alunos no Ensino Médio. Pensando nisso, o Colégio oferece encontros semanais de Orientação Profissional.
A partir de exercícios e testes voltados ao autoconhecimento e à reflexão, a psicóloga da unidade oferece coaching individualizado e promove o desenvolvimento das habilidades socioemocionais que privilegiam escolhas conscientes.
Aulas optativas de Inglês – preparatórias para os exames de Cambridge
É incontestável a importância que a língua inglesa desempenha no cenário mundial. Por isso, a partir de 2013, além do inglês curricular, o Colégio Jean Piaget passou a oferecer, aos alunos do Ensino Médio, o curso opcional da disciplina fora do horário de aula.
O curso de inglês opcional é uma alternativa que o Colégio oferece para proporcionar ao aluno a oportunidade de se preparar para os exames oficiais de proficiência da Universidade de Cambridge.
Durante o curso, além do preparatório, são trabalhados textos de atualidades, o que permite o conhecimento mais profundo da cultura dos países que falam a língua inglesa.
Aulas optativas de Espanhol – preparatórias para os exames DELE
Dados mais recentes da Unesco afirmam que no mundo todo, 417 milhões de pessoas falam espanhol – sendo que, desses, 358 milhões o tem como primeira língua.
O espanhol é, ainda, o idioma oficial de 21 países, dos quais 19 se localizam na América Latina (ficando de fora somente Espanha e Guiné Equatorial). Sete destas 19 nações fazem fronteira com o Brasil.
Pela importância que o idioma desempenha no cenário mundial e pela proximidade geográfica, social e comercial do Brasil com os países hispanohablantes, a partir de 2010 o ensino da língua espanhola, de oferta obrigatória pela escola e de matrícula facultativa para o aluno, foi implantado nos currículos plenos do Ensino Médio, de acordo com a Lei 11.161/05.
O Colégio Jean Piaget oferece o estudo da disciplina no níveis: A1, A2, B1 e B2. O curso é também preparatório para o exame de proficiência DELE, do Instituto Miguel de Cervantes.
Além da disciplina optativa no Ensino Médio, o Espanhol já faz parte da grade curricular obrigatória dos alunos do Ensino Fundamental II no Colégio Jean Piaget.
Encontro com Pessoas Notáveis
A proposta tem como objetivo dar aos alunos do Ensino Médio a oportunidade de estar em contato com pessoas que fazem a diferença em nossa sociedade, que se transformaram em exemplos admiráveis pelas suas atividades profissionais ou ações sociais, incluindo pais de alunos e ex-alunos do Colégio.
O ‘Encontro com Pessoas Notáveis’ é um momento para que nossos convidados contem suas experiências pessoais e profissionais, como conquistaram seus objetivos e de que forma superaram desafios. Saiba mais sobre os profissionais que já passaram por aqui.
Corpo docente
Alexandre Thomaz Vieira
Diretor/Mantenedor
Graduação em Administração de Empresas – FGV.
Pós-graduação em Finanças e Planejamento Estratégico – FGV.
Mestrado e Doutorado em Educação e Currículo – PUC-SP.
Autor de livros e docente em programas de pós-graduação em Educação.
Sigelda Firveda Gomes Mendes
Diretora de Unidade
Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta.
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.
Bruno dos Santos Joaquim
Coordenação Pedagógica - Ciências Humanas e Arte
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.
Cristiane Alves Choia Rodrigues
Coordenação Pedagógica - Linguagens
Licenciatura em Letras – Uniban.
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte.
Graciela Irene T. de M. da Silva
Coordenação Pedagógica - Língua Estrangeira
Professora nativa da Argentina.
Licenciatura Inglês/espanhol – Unisantos.
Proficiência em Inglês – Universidade de Cambridge, Michigan e Oxford.
Examinadora DELE – Instituto Miguel Cervantes.
Participou do programa de treinamento especial da Universidade de Missouri.
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Coordenação Pedagógica - Ciências Exatas
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura em Ciências – Unisantos.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba.
Paola de Oliveira R. C. Araújo
Coordenação Pedagógica - Tecnologia da Educação
Bacharelado em Ciências da Computação – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – FALC.
Licenciatura Plena em Matemática – Uniesp.
Pós-graduação em Ciências da Computação – Unisanta.
Reinaldo Lopes
Coordenação Pedagógica - Ciências Naturais
Licenciatura em Ciências – Unisanta.
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura Plena em Química – Unisanta.
Débora Cristina Veloso dos Santos
Orientação Psicológica
Graduação em Psicologia – Unisantos.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Curso de Abordagem Psicanalítica na Adolescência: Temas Atuais – Sedes Sapientiae.
Claudia Christovão Araujo Gonçalves
Orientação Pedagógica
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Licenciatura em Educação Artística – Unisanta.
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda – Unisantos.
Pós-Graduação em Marketing – Unimes.
Dayane Santos Araujo
Professora de História
Licenciatura em História – Unisantos.
Bacharelado em História – Unisantos.
Pós-graduação em História, Sociedade e Cultura – PUC – SP.
Mestrado em História Social – PUC – SP.
Luis Fernando Prestes Camargo
Professor de História
Graduação em História – Unimes.
Mestrado em História – Unicamp.
Orlando Couto Jr.
Professor de Biologia
Licenciatura em Biologia – UNISANTA
Bacharelado em Biologia Marinha – UNISANTA
Marlene Rosimar da Silva Vieira
Professora de Biologia
Graduação em Farmácia Bioquímica – UFPR.
Especialista em Coordenação Pedagógica – Unisantos.
Mestrado em Bioquímica – UFPR.
Doutora em Saúde Coletiva – Unisantos.
João Davi Pereira de Carvalho
Professor de Física
Licenciatura em Física – USP
Sérgio Henrique M. D. dos Santos
Professor de Física
Licenciatura em Física – Unesp Guaratinguetá
Pós graduação em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza – UNIMES
Mestrado em Ensino da Física – UFABC (cursando)
Bruno dos Santos Joaquim
Professor de Geografia
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Araraquara.
Pós-Graduação em Ética, Valores e Cidadania na Escola – USP.
Mestrado em Educação – Unifesp.
Sigelda Firveda Gomes Mendes
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática e Ciências – Unisanta.
Pós-graduação “latu sensu” em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.
Maria Célia Ferreira da Silva
Professora de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unisantos.
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.
Odracir Sebastião Franco Ricardo
Professor de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura em Ciências – Unisantos.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Pós-graduação em Pedagogia – IBEPEX Curitiba.
Eloá de Oliveira Schuler
Professora de Literatura
Bacharelado e licenciatura em Letras – Português/Espanhol – USP
Cristiane Alves Choia Rodrigues
Professora de Gramática e Redação
Licenciatura em Letras – Uniban.
Bacharelado em Comunicação Social – Universidade Metodista de São Paulo.
Pós-graduação em Língua Portuguesa com ênfase na metodologia do ensino – Unimonte.
Tatiana de Oliveira Menezes
Professora de Gramática
Licenciatura em Letras – Português/Inglês – Unisantos.
Extensão em Leitura e Redação – PUC-SP.
Aline Nogueira Marques Nicolau
Professora de Redação
Graduação em Letras – USP.
Mestrado em Literatura Brasileira – USP.
Janylce de Souza Costa
Professora de Literatura
Licenciatura em Letras, Português/Inglês – FACEL
Pós-graduação em Docência do Ensino Superior – Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Vunesp
Capacitação para correção de redações do Enem – Fundação Getúlio Vargas
Reinaldo Lopes
Professor de Química
Licenciatura em Ciências – Unisanta.
Licenciatura em Matemática – Unisanta.
Licenciatura Plena em Química – Unisanta.
Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Professora de Química
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.
Cintia Márcia Estrella
Professora de Artes
Formação em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas – Unisanta.
Licenciatura em Pedagogia – Unimes.
Felipe Pardini Rodrigues
Projeto Vida Saudável
Bacharel em Educação Física – FEFESP – Unisanta.
Auxiliar recreativo e esportivo em eventos beneficentes anuais (dia das crianças, dia das mães/pais).
Participou como professor voluntário no programa municipal Escola Total, na área de lutas.
Marilize Pedroso
Professor de Educação Física
Graduação em Educação Física – FEFIS.
Licenciatura e Bacharelado em Treinamento Desportivo – FEFIS.
Rodney S. Rodrigues
Professor de Educação Física
Licenciatura e Bacharelado em Educação Física – FEFIS.
Luis Alfredo Sánchez García
Professor de Espanhol Optativo
Professor nativo da Espanha.
Graduação em Jornalismo – Universidade Complutense de Madri.
Especialista em Ensino de espanhol como língua estrangeirra (ELE).
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
Ana Maria Elena Cerioni de Benegas
Professora de Espanhol Optativo
Professora nativa da Argentina.
Bacharelado em Letras – Universidade de La Plata (Argentina).
Magistério Superior (Pedagogia) – Universidade de La Plata (Argentina).
Professora nativa registrada na Embaixada Espanhola em Brasília.
Especialización en Lengua Española – Instituto Miguel de Cervantes.
Certificado de Instrutor e Examinador DELE (Diploma de Espanhol como língua estrangeira) B1, B2, C1 e C2.
Tatiana LoBosque Galante
Professora de Filosofia
Licenciatura Plena em Filosofia – Unisantos.
Curso de Filosofia e Vida – Habilitação para o exercício de docente no Ensino Médio – Unicamp.
Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Professora de Inglês
Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS.
First Certificate in English – Cambridge University.
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.
Certificate of Proficiency in English – Michigan University.
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University.
Giana Mello
Professora de Inglês
Língua e Literatura Inglesas – Tradução – PUC-SP.
Mestrado em Linguística Aplicada – UNICAMP.
Doutorado em Linguística Aplicada – UNICAMP.
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.
Samara dos Santos Carvalho
Professora de Sociologia
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp/Marília.
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp/Marília.
Pedro Leitão Angeli
Professor de Sociologia
Licenciatura em Ciências Sociais – Unicamp.
Bacharelado em Ciências Sociais – Unicamp.
Especialização em Ciências Políticas – Unicamp.
Pós-graduação em Política e Relações Internacionais – FESPSP.
Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Laboratório de Biologia e Química
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.
Fátima Fernandes Della Rocca
Laboratório de Física
Licenciatura em Física – USP.
Bacharelado em Física – USP.
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP.
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP.
Maria Célia Ferreira da Silva
Laboratório de Matemática
Licenciatura em Matemática – Unisantos.
Licenciatura em Pedagogia – Faculdade Dom Domenico.
Pós-graduação em Álgebra, Álgebra Linear, Geometria, Análise e Didática do Ensino Superior – Unisanta.
Mestrado em Educação – Unimonte.
Débora Cristina Veloso dos Santos
Orientação Profissional
Graduação em Psicologia – Unisantos.
Pós-graduação em Psicopedagogia – Unisantos.
Curso de Abordagem Psicanalítica na Adolescência: Temas Atuais – Sedes Sapientiae.
Giana Mello
Inglês preparatório para Cambridge
Língua e Literatura Inglesas – Tradução – PUC-SP.
Mestrado em Linguística Aplicada – UNICAMP.
Doutorado em Linguística Aplicada – UNICAMP.
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.
Silvia Helena Ferrauche Cordeiro
Inglês preparatório para Cambridge
Complementação Pedagógica em Inglês – UNISANTOS.
First Certificate in English – Cambridge University.
Certificate of Proficiency in English – Cambridge University.
Certificate of Proficiency in English – Michigan University.
The Oxford Examination in English as a Foreign Language – Oxford University.
Orlando Couto Jr.
Projeto Raízes
Licenciatura em Biologia – UNISANTA
Bacharelado em Biologia Marinha – UNISANTA
Mara Lúcia Zucheran Silvestri de Carvalho
Projetos de Iniciação Científica
Bacharel em Ciências Biológicas (Modalidade: Medicina) – Escola Paulista de Medicina.
Doutorado em Ciências/ Bioquímica – USP.
Pós-doutorado em Bioquímica – Instituto de Química – USP.
Fátima Fernandes Della Rocca
Projetos de Iniciação Científica
Formação:
Licenciatura em Física – USP.
Bacharelado em Física – USP.
Mestrado em Ciências – Tecnologia Nuclear Aplicada – USP.
Doutorado em Ciências – Gerenciamento de Riscos – USP.
Samara dos Santos Carvalho
Projetos de Iniciação Científica
Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais – Unesp – Marília.
Mestrado em Ciências Sociais – Unesp – Marília.
Michel Indalécio de Souza
Projetos de Iniciação Científica
Psicologia – Unisantos
Pós-graduação em Medicina Comportamental – UNIFESP
Especialização em Neuropsicologia – USP
Aperfeiçoamento em transtornos alimentares – USP
Viviam Ester de Souza
Projetos de Iniciação Científica
Projetos
O trabalho de Iniciação Científica no Ensino Médio tem como principal objetivo despertar no aluno o interesse pela pesquisa e pela produção de conhecimento, levando-o a pensar de forma crítica visando à transformação da realidade e da sociedade em que está inserido.
Nesse contexto, os alunos passam por todas as etapas de construção de um trabalho científico: desde a escolha do tema (que pode ser sugerido pelos professores/orientadores ou pelos próprios estudantes), levantamento bibliográfico, reflexão, definição de metodologia, redação do trabalho (de acordo com as normas técnicas da ABNT); até a apresentação pública no Fórum Científico-Cultural do Colégio.
Com esse trabalho, procuramos habilitar o aluno para a leitura crítica da realidade e para a produção do conhecimento; instrumentalizá-lo, para que, a partir do estudo, possa elaborar trabalhos acadêmicos inseridos nas normas técnicas; oportunizar a criação de um comportamento científico; além de capacitar esse aluno a entender a ciência como um modo de compreender e analisar o mundo empírico.
Desde 2016, a disciplina de Projeto de Iniciação Científica (PIC) foi incorporada a sua matriz curricular do alunos do Ensino Médio.
Cultura e Sociedade
- Questões étnico-raciais e resistência cultural
- Manifestações artísticas
- Campo religioso brasileiro
Psicologia e Comportamento
- Tristeza e Depressão
- Transtornos Alimentares
- Dependência de Internet
Políticas Públicas e Espaço Urbano
- Geopolítica e Desafios Globais do Século XXI
- Problemas da Cidade e Transformações do Espaço Urbano
- Direito e Cidadania
Economia e Administração
- Desenvolvimento Econômico Regional
- Gestão de Pessoas
- Marketing e Comportamento do Consumidor
Meio ambiente e Sustentabilidade
- Reaproveitamento de Recursos Naturais e Orgânicos
- Diversidades de Animais e Plantas
- Poluição Ambiental e Créditos de Carbono
Bioquímica e Saúde
- Estudo investigativos sobre DST em jovens e idosos
- Incidência de doenças relacionadas à dieta em animais domésticos
Sistemas de Engenharia e Metrologia
- Desenvolvimento de sistemas e protótipos
- Metrologia: aquisição e análise de dados ambientais
- Física e Astronomia