Crianças do Petit Piaget aprendem sobre as minhocas no Projeto Raízes
Atividade de educação ambiental também desenvolveu coordenação motora fina.
Todo mundo sabe que a minhoca vive debaixo da terra e que é muito importante para a natureza. Mas quem nunca teve receio ao cruzar com uma pelo caminho? Visando acabar de vez com a má fama do anelídeo, as crianças do Petit Piaget aprenderam um pouco mais sobre as minhocas durante a aula do Projeto Raízes.
Todo ano, as turmas visitam o minhocário da unidade para conhecer o processo de compostagem feito pelas minhocas que vivem ali. Como todos estão em casa agora, essa visita foi adiada, mas os pequenos descobriram mais sobre as minhocas de uma outra forma.
Com papel, tesoura, caneta e um canudinho, as crianças fizeram uma minhoca com dobraduras e puderam ver como elas se movimentos enquanto assopravam o papel com o canudo. De acordo com a professora Bruna Cró, além de auxiliar no entendimento teórico sobre os animais, também auxiliou o treinamento da coordenação motora fina por meio das dobraduras e da manipulação da tesoura, e no controle da força, que eles precisavam para soprar.
“O mais importante nessa dinâmica é empregar o conceito de preservação, educação ambiental, conservação e conscientização. Podemos dizer que a minhoca é apenas o ponto inicial para quebrarmos diversos outros tabus sobre outros animais, e que é muito importante fazermos os pequenos pensarem nisso desde cedo”, finalizou Bruna.