17 de junho de 2019

Crianças do Petit Piaget apresentam seus projetos semestrais

A professora do Nível VI, Natália Prieto, representou Tatiana Belinky e, junto com as turmas, mostrou para os pais todo o conteúdo aprendido durante o semestre. (Foto: Colégio Jean Piaget)

As crianças cantaram e dançaram enquanto abordavam a temática selecionada para cada faixa etária.

Compartilhar conhecimento é uma experiência enriquecedora, principalmente quando se trata da Educação Infantil. Os pequenos podem chegar da escola e contar tudo o que viram por lá, e as famílias contribuem com o que sabem, estimulando ainda mais o processo de aprendizagem. Ao final de cada semestre, todas as turmas do Petit Piaget mostram o que aprenderam para a comunidade escolar durante o encerramento de seus projetos.

Norteados por temas selecionados especialmente para cada faixa etária e visando a aprendizagem por meio de brincadeiras, os pequenos exploraram o mundo durante as atividades de culinária, artes e expressão corporal e jogos. O objetivo dos projetos é estimular o prazer pela descoberta e a curiosidade na primeira infância.

“O brincar é a base para todo o desenvolvimento na Educação Infantil, favorece a aprendizagem e a troca entre pares”, explica a coordenadora pedagógica da unidade, professora Janaína Xavier.

Saiba um pouco mais sobre os projetos de cada turma:

“Usando os sentidos para descobrir o mundo”, do Nível II, ofereceu às crianças a oportunidade de explorar as texturas, o paladar, o olfato, a audição e a visão, enquanto fomentou habilidades sensório-motoras e promove autoconhecimento e expressão.

O projeto do Nível III, “Minha Família”, ressaltou, por meio do brincar, a importância da família, para que as crianças reconhecessem seu papel no ambiente familiar, desenvolvendo sua identidade. A proposta também estimulou sentimentos como: carinho, amor e respeito ao próximo.

Valorizando a cultura popular, as músicas e as brincadeiras como interações fundamentais para a construção da identidade pessoal, social e cultural da criança, o Nível IV “Brincou e cantou a cultura popular!”

As crianças do Nível V foram apresentadas à obra literária que empresta o nome ao projeto semestral da turma: “Vinícius de Moraes e a Arca de Noé” e por meio das composições do autor tiveram a chance de desenvolver habilidades de interpretação de texto, a criatividade e a sensibilidade.

Com a ajuda das histórias e dos personagens das obras literárias do “Universo colorido de Tatiana Belinky”, o Nível VI refletiu sobre sentimentos, cooperação, emoções e a importância do respeito às diferenças.

O projeto também envolve as famílias e valoriza as vivências e o conhecimento prévio das crianças, que estão construindo sua personalidade e entendendo as relações no mundo que as cerca.