12 de abril de 2019

Curso integral em inglês é opção para as crianças da Educação Infantil

As crianças praticam a língua estrangeira por meio de jogos e atividades. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Proposta conta com horário flexível e pode incluir atividades extracurriculares, como ballet e natação.

Colocar os filhos na escola em período integral ainda é uma questão que envolve uma série de dúvidas. Para fazer uma boa escolha, é fundamental entender as propostas oferecidas pelas escolas e as opções disponíveis para definir aquela melhor atende às necessidades das crianças e das famílias.

No Petit Piaget, o Curso Integral estimula o desenvolvimento de habilidades motoras, sociocognitivas e orais das crianças, a proposta oferece, principalmente, espaço de acolhimento afetivo e social.

O grande diferencial é que todo o programa de atividades é apresentado em inglês. “As professoras realizam atividades intencionais que desenvolvem a parte motora e eles brincam utilizando a língua inglesa para se comunicar”, contou a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Janaína Xavier.

A rotina de atividades é contextualizada na área de movimento, por meio de brincadeiras, jogos cooperativos e exercícios. A cada semana, as turmas trabalham com diferentes propostas temáticas, que envolvem equilíbrio, coordenação motora e lateralidade, por exemplo.

As famílias podem organizar o horário conforme sua necessidade. “Nosso Integral é bastante flexível e os pais escolhem os dias que as crianças ficam até mais tarde na escola e os dias em que eles podem vir buscar mais cedo, além do número de horas semanais”, afirma Janaína.

As crianças que frequentam o Integral por mais horas também podem contar com atividades extras incluídas no horário do curso, entre elas, natação, judô e ballet.

“A interação social é sempre muito positiva entre as crianças do curso, as diferentes faixas etárias também oferecem novas oportunidades de vivências. A proposta ainda privilegia o equilíbrio entre horas de descanso e atividades de estimulo”, explica Janaína.

Além das aulas de inglês diárias com a turma regular, os alunos do Integral contam com mais horas de exposição ao idioma e, deste modo, ampliam o vocabulário. As famílias também podem optar pelo Curso Bilíngue, cuja proposta privilegia atividades de vida prática, envolvendo situações do cotidiano, por meio do trabalho com músicas, teatro, culinária, brincadeiras e jogos, nos quais a comunicação é sempre desenvolvida em inglês.