24 de agosto de 2018

Práticas de mindfulness desenvolvem habilidades socioemocionais

Ações vêm sendo incorporadas às rotinas da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Sentado e de olhos fechados, o aluno é convidado a prestar atenção em sua respiração e observar seus sentimentos e sensações.

Ao ensinar técnicas de mindfulness, a equipe de orientação do Jean Piaget promove o desenvolvimento de importantes habilidades socioemocionais. A ação faz parte do projeto Competências para a vida.

“Pouco a pouco, somos capazes de perceber que os alunos estão tomando mais consciência de suas emoções e sentimentos. O autoconhecimento é imprescindível para o desenvolvimento pessoal, cognitivo e profissional”, garante a diretora da unidade de Ensino Médio, professora Sigelda Mendes.

Desde o ano passado, a prática vem sendo incorporada às rotinas das crianças e adolescentes, da Educação Infantil ao Ensino Médio. A proposta vai muito além da meditação, uma infinidade de pesquisas no campo da neurociência vem demonstrando a eficácia e os benefícios do mindfulness para o cérebro humano.

“Observamos que o ensino intencional dessas competências e valores contribui de forma significativa para o bom desempenho cognitivo, melhoria na qualidade das relações sociais, compreensão e manejo das emoções”, explica a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, professora Janaína Xavier.