04 de outubro de 2018

Professora da Unesp apresenta espécies de moluscos para alunos do Nível V

Atividade foi realizada pela professora que também é mãe de uma das crianças da turma.

As turmas do Nível V tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de ver de perto alguns animais da Mata Atlântica. A professora de Ciências Biológicas da Unesp, Cristiane Ottoni, realizou um bate-papo com as crianças para explicar a importância e a diferença entre caramujo e caracol. O encontro fez parte das atividades do projeto semestral, “O mundo colorido da Mata Atlântica”.

“Um caracol é um molusco? Sim! Um cavalo marinho é um molusco? Não! E a lesma? Sim! Então por que o caracol é molusco e o cavalo marinho não? Porque o caracol tem o corpo mole”, esse foi um trecho do bate-papo com a professora. Cristiane também é a mãe do Pedro Henrique Ottoni, um dos alunos do Petit Piaget que puderam vivenciar essa experiência.

Durante a conversa, Cristiane falou sobre os moluscos, suas características e hábitos alimentares. Ela trouxe algumas espécies de caracóis para mostrar às crianças. “O objetivo principal é difundir o conhecimento que é de dentro da universidade para as crianças”, ressalta Cristiane.

Os alunos ficaram muito animados com a atividade e aprenderam bastante. Letícia Frederico já sabe o que pode acontecer se os seres humanos não cuidarem os caracóis: “Não vai existir mais caracol no mundo”. Já o Miguel Luiz Oliveira descobriu para que serve a tinta que o polvo solta: “Quando ele fica com medo ele solta tinta”.

Para a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, professora Janaína Xavier, a atividade torna o aprendizado mais concreto porque ele não fica limitado apenas à sala de aula. “Isso deixa o aprendizado mais significativo, a partir do momento em que as crianças têm experiências mais concretas, elas aprendem mais”, afirmou Janaína. Ela ainda ressalta a importância de ter uma mãe participando de uma atividade como essa com o filho. “Isso ajuda a estreitar o vínculo da parceria entre escola e família”, relatou a coordenadora.