22 de março de 2019

Sentidos, família, cultura popular, Vinícius de Moraes e Tatiana Belinky são temas dos projetos semestrais no Petit Piaget

Depois de montarem a casa na abertura do projeto do Nível V, as crianças foram apresentadas ao autor do poema homônimo, Vinícius de Moraes. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Aberturas dos projetos aconteceram na biblioteca com atividades lúdicas.

“Era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada…”. Quem nunca leu, cantou ou ouviu os versos de Vinícius de Moraes? Enquanto montavam a famosa casa sobre a qual versa o poema, as crianças do Nível V foram apresentadas à obra literária que empresta o nome ao projeto semestral da turma: “Vinícius de Moraes e a Arca de Noé”. “Eu já estou ansioso para conhecer os poemas!”, contou o aluno Joaquim Felix, que ficou muito empolgado com a atividade de inauguração.

A cada semestre, no Petit Piaget, os pequenos desenvolvem projetos que visam à importância do brincar e a aprendizagem por meio de brincadeiras. As atividades têm como propósito estimular o prazer pela curiosidade e pela descoberta.

“Usando os sentidos para descobrir o mundo”, do Nível II, vai oferecer às crianças a oportunidade de explorar as texturas, o paladar, o olfato, a audição e a visão, enquanto fomenta habilidades sensório-motoras e promove autoconhecimento e expressão.

O projeto do Nível III, “Minha Família”, ressalta, por meio do brincar, a importância da família, para que as crianças reconheçam seu papel no ambiente familiar e desenvolvam sua identidade. A proposta também irá estimular sentimentos como: carinho, amor e respeito ao próximo.

Com o objetivo de valorizar a cultura popular, as músicas e as brincadeiras como interações fundamentais para a construção da identidade pessoal, social e cultural da criança, o Nível IV vai “Brincar e cantar a cultura popular!”

Com a ajuda das histórias e dos personagens das obras literárias do “Universo colorido de Tatiana Belinky”, o Nível VI vai refletir sobre sentimentos, cooperação, emoções e a importância do respeito às diferenças.

“Quando você cria um ambiente surpresa, estimulante e lúdico, que envolva o brincar, as crianças se mostram ainda mais interessadas em participar e contribuir com a construção do projeto”, finalizou a coordenadora do unidade, Janaína Xavier.