25 de abril de 2019

1º anos do Ensino Fundamental visitam Museu Pelé e aprofundam conhecimentos sobre linhas do tempo

A linha do tempo permitiu que as crianças entendessem como as experiências construíram a história da vida de Pelé e quem ele é. (Foto: Colégio Jean Piaget)

História do ex-jogador de futebol é exposta em ordem cronológica, proposta vai ao encontro do conceito de linha do tempo visto pelos pequenos.

“Você sabia que o Pelé ganhou uma espada da rainha? Foi há muitos anos, e ela (a espada) é maior que eu!”, disse a pequena Gabriela Mendes sobre o que mais gostou na visita ao Museu Pelé.

A espada a que ela se refere foi dada ao rei do futebol pela rainha Elizabeth II há mais de dez anos, em 1997. Os monitores do museu apresentaram a vida do jogador às turmas dos 1º anos do Ensino Fundamental I, por meio de linhas do tempo, utilizadas para organizar a história de Pelé em ordem cronológica.

De forma interdisciplinar, as linhas do tempo foram abordadas nas aulas de História, Ciências, Português e também nas reflexões do Competências para a vida, projeto que privilegia o estímulo de atitudes que favoreçam interações sociais positivas e responsáveis.

Os alunos tiveram a oportunidade de se autoconhecer enquanto observavam suas próprias fotografias em diferentes momentos da vida. A atividade teve como propósito resgatar memórias para que eles pudessem produzir sua própria linha do tempo.

A partir desta abordagem, as crianças analisaram as características de cada fase, identificaram as mudanças ocorridas no decorrer do tempo e os objetos particulares de cada época. Eles também puderam desenvolveram a percepção espacial e temporal, além de adquirir noções de anterioridade e posterioridade.

“Partindo desse contexto, fomos ao museu Pelé para analisar a linha do tempo do ex-jogador, onde as turmas puderam relacionar e compreender a ordenação dos fatos a partir dos objetos históricos expostos em ordem cronológica” finalizou a professora Andressa Queiroz.