18 de abril de 2018

A construção da identidade é tema de estudo do meio do 1º ano

As crianças visitaram o Museu Pelé e conheceram a história da vida do jogador por meio de uma linha do tempo.

É por meio de interações com os meios físico e social que as crianças consolidam seu jeito de ser. O assunto faz parte dos estudos de Ciências Sociais no Ensino Fundamental I.

“A forma como organizamos as experiências que vivemos, nossas crenças, valores e escolhas, está tudo relacionado à construção de nossa identidade”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Dra. Anegreice Valério.

Pensando nisso, as professoras dos 1º anos convidaram seus alunos para uma visita ao Museu Pelé. Lá as crianças puderam conhecer a história do jogador de futebol por meio de uma linha do tempo. A sequência cronológica permitiu que os visitantes entendessem como as experiências, o amadurecimento e as interações construíram a história da vida de Pelé e quem ele é.

“O formato como a monitoria é feita e a própria organização do museu oferecem uma oportunidade para os alunos observarem a trajetória da vida de alguém, percebam que cada um tem a sua e reflitam sobre suas próprias linhas do tempo”, finaliza a professora Andressa Queiroz.