13 de setembro de 2018

Alunos aprendem sobre amor, respeito e solidariedade em visita à Associação São Vicente de Paulo

Junto aos moradores do local, eles realizaram diversas atividades e trocaram experiências.

“Você promete nunca esquecer de mim?”, disse a pequena Kaila Ruas, ao entregar um cartão para uma das moradoras do Instituto de Longa Permanência para Idosos – São Vicente de Paulo.

Ela está no 3º ano do Ensino Fundamental II, turma que visitou o local depois de aprender um pouco mais sobre trabalho voluntário, um ato de amor, respeito e solidariedade.

Nessa interação de gerações, houve troca de experiências e o grupo pôde conversar com o pessoal do instituto, conhecer a rotina e realizar atividades.

Durante a conversa com os idosos, os alunos conheceram melhor a história de vida de cada um e se apegaram rapidamente. Seguindo um cronograma feito previamente pela equipe pedagógica, eles confeccionaram bonecas de pano juntos, ouviram histórias e brincaram.

Todos que acompanharam a saída pedagógica ficaram extremamente felizes com o quanto eles aproveitaram cada detalha e cada momento. Para a professora Renata Nocetti, foi lindo ver a troca de carinho entre gerações, e era como se fossem “vovô (ó) e netinho (a)”.

“A visita ao São Vicente de Paulo pode ser considerada uma grande ferramenta de transformação na vida dos alunos. Isso porque eles puderam conhecer uma nova realidade e, assim, compreender melhor a importância do cuidado com o próximo. Além disso, trará frutos a longo prazo, pois os estudantes fortalecerão os laços com as pessoas mais velhas do seu próprio seio familiar!” finalizou.

“Eu amei esse lugar, meus irmãos têm que vir aqui conhecer com certeza!”, disse o pequeno Arthur Monteiro, que apesar de não querer ir embora, deixou o Instituto empolgado com a possibilidade de futuras visitas para encontrar os amigos que fez lá.