22 de novembro de 2018

Alunos do 4º ano do Ensino Fundamental I “descobrem Santos” no projeto anual

Apresentação envolveu dança, teatro, música e escrita.

Santos é o maior município da Região Metropolitana da Baixada Santista, e possui 472 anos de uma história que se confunde com a do próprio país, além do maior porto da América Latina. Estes são apenas alguns dados sobre o local, mas os 4º anos do Ensino Fundamental I investigaram a fundo a história da cidade desde a sua fundação até os dias atuais para o projeto “Descobrindo Santos”.

Com o intuito de valorizar e preservar o lugar em que vivem, os alunos foram convidados a perceber e reconhecer a importância econômica e histórica, os pontos turísticos, os aspectos sociais e culturais de Santos e alguns de seus problemas durante todo o ano letivo.

No dia da exibição para a comunidade escolar, todos assistiram ao telejornal feito pela turma, intitulado “JP Santos”, com matérias produzidas durante os estudos do meio que ocorreram na Bolsa Oficial do Café, no bonde turístico, na Câmara e na Prefeitura Municipal e no Monte Serrat. Além desses lugares, também foram visitados: a Pinacoteca, o centro histórico, o VLT, o Orquidário e o Museu do Imigrante, em São Paulo.

A pequena Betina Paiva afirmou ter ficado encantada com os lugares que conheceu: “Santos é muito bonita e cresceu muito, é uma pena que alguns espaços estejam fechados para visitação, como o outeiro. Foi muito legal apresentarmos tudo isso que aprendemos para nossas famílias”.

Em cada visita, palestra ou aula, o grupo pode se dar conta de que o lugar em que vive vai muito além do que está em sua volta. Com uma apresentação complexa envolvendo pintura, escultura, dança, música, interpretação, escrita e criatividade, todo o conteúdo exposto foi escolhido em conjunto pelas quatro salas.

“Nossas crianças puderam exercitar a tomada de decisões e iniciativas, o processo criativo ficou por conta deles e o resultado foi formidável!”, contaram as professoras Amanda Santana, Cristiane Aro e Tatiana Gomes.

Além dos personagens interpretados pelos alunos, as educadoras de biblioteca Regina Gomes e Wilma Vitalino se tornaram Maria José e Franchesca, e a professora de oficina de língua portuguesa, Joice dos Santos foi Brás Cubas, o fundador da Vila de Santos.