26 de junho de 2019

Alunos dos 1º anos exploram universo das rimas por meio do tema “Festa Junina”

Os alunos passaram por cinco diferentes estações de trabalho para aprender sobre as rimas. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Aula híbrida promoveu ampliação do vocabulário e desenvolvimento fonológico.

As crianças dos 1º ano tiveram a chance de celebrar o tema “Festa Junina” enquanto aprendiam sobre as rimas. Em uma aula hibrida, a turma reconheceu o valor sonoro das palavras que rimam, identificou pares de palavras pertencentes ao universo junino e ampliou o vocabulário.

“Eles observaram que as palavras são compostas por sons, rimam e se combinam. A proposta promoveu, também, a consciência fonológica, algo importante nessa fase de alfabetização”, explicou a professora Ana Cristina Souza, coordenadora de Linguagens do Ensino Fundamental I.

Em cinco diferentes estações de trabalho, os alunos desenvolveram atividades relacionadas à construção das palavras. Eles participaram de uma dinâmica com músicas, jogos, quiz, cartelas de sílabas e imagens e palavras que se relacionam. As estações eram independentes, mas ao final todo conteúdo se completava.

“Por se tratar de uma metodologia ativa, as crianças puderam ser protagonistas da construção desse conhecimento, enquanto nós servimos de mediadoras”, contou Ana Souza.