23 de julho de 2018

Com o tema “Festa Junina” alunos dos 1º anos exploram universo das rimas

Durante as atividades, cinco estações de trabalho foram desenvolvidas.

Em tempo de celebrar a festa junina, as crianças dos 1º ano tiveram a chance de explorar o tema enquanto aprendiam sobre as rimas. Em uma aula hibrida, a turma pôde reconhecer o valor sonoro e melodioso das palavras que rimam, identificar pares de palavras pertencentes ao universo vocabular junino e ampliar o vocabulário.

“Elas observaram que as palavras são compostas por sons, rimam e se combinam. A proposta promoveu, também, a consciência fonológica, algo importante nessa fase de alfabetização”, explicou a professora Me. Ana Cristina Souza Gentil, coordenadora de Linguagens do Ensino Fundamental I.

Em cinco diferentes estações de trabalho, os alunos desenvolveram, com muita autonomia, atividades relacionadas à construção das palavras, com atividades e diferentes estruturas de textos já conhecidas por eles: músicas, receitas, quiz, cartelas de sílabas, imagens e palavras que se relacionam.

As estações são independentes uma da outra e oferecem, separadamente, diferentes conclusões, mas ao final todo conteúdo se completa.

“Por se tratar de uma metodologia ativa, as crianças puderam ser protagonistas da construção desse conhecimento, enquanto nós, professoras, servimos de mediadoras. A experiência foi muito positiva, pudemos perceber o quanto eles absorveram”, garante a professora Andressa Queiroz.