28 de maio de 2019

Consumo consciente: em visita a supermercado do bairro, 5º anos analisam estratégias de venda

As crianças fizeram anotações a partir de um roteiro elaborado em sala de aula. (Foto: Colégio Jean Piaget)

Saída pedagógica faz parte do projeto anual da turma, cujo intuito é desenvolver o senso crítico.

Desta vez, o projeto anual dos 5º anos, intitulado “Consumo, empreendedorismo e sustentabilidade”, teve início com a palestra do ex-aluno Lucas Ferrari, estudante de marketing na Universidade de São Paulo. Durante a dinâmica, as turmas puderam conhecer um pouco mais sobre as estratégias de venda utilizadas por industrias, lojas e mercados.

Para observar o que haviam aprendido, as crianças visitaram um supermercado que fica no bairro do Colégio e realizaram uma pesquisa de campo. Com um roteiro previamente elaborado pelas crianças e professoras, fatores como organização e localização dos produtos, promoções, validade, embalagens sustentáveis e quantidade foram analisados.

A saída pedagógica faz parte do projeto cujo intuito é desenvolver o senso crítico nos alunos enquanto discute questões ligadas ao consumo. “As crianças puderam ver como funciona a organização do mercado e a distribuição de produtos nos corredores, nas gôndolas e nos caixas. Eles também conseguiram perceber que um mesmo item é oferecido em mais de uma marca e apresenta variações de preços”, explicou a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Anegreice Valério.

Encerrando a atividade, quando chegaram à sala de aula e com base nos dados coletados, as turmas montaram planilhas com relações de alimentos perecíveis e não perecíveis, produtos de higiene pessoal e saúde, analisando os aspectos discutidos e pontuados ao longo da saída.