07 de outubro de 2019

Emoções são tema de palestra no Ensino Fundamental I

A psicóloga Mariella Mesquita utilizou os personagens da animação "Divertidamente" para explicar as emoções para as crianças. (Foto: Colégio Jean Piaget)

A psicóloga Mariella Mesquita complementou o projeto sobre vida saudável dos 3º anos.

Em um momento de orientação sobre o que sentimos, as turmas dos 3º anos receberam a psicóloga Mariella Mesquita. Durante o bate-papo, as principais emoções foram lembradas: amor, raiva, tristeza, alegria, nojo e medo.

“Não existe emoção certa ou errada, todas são importantes! Nós precisamos prestar atenção no que estamos sentindo para aprendermos a lidar com os nossos sentimentos”, contou Mariella sobre a mensagem que queria passar para os alunos.

A visita da psicóloga faz parte do projeto anual da turma, que propõe uma reflexão sobre o estilo de vida das crianças, a fim de estimular comportamentos mais saudáveis em todos os aspectos, como por exemplo: físico, alimentar, mental e sentimental.

“A importância deles conhecerem mais sobre emoções está intrinsecamente relacionada com auto-regulação e autoconhecimento.  Se a criança entende determinado sentimento/emoção, ela pode expressar esse sentimento, pois não existe emoção ruim”, disse a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, Angelita Almeida.

A palestra foi interativa, os alunos puderam contar situações de suas vidas em que sentiram alguma das emoções citadas pela psicóloga como exemplo, contando como reagiram a elas. Ao final, todos perceberam que devem conversar sobre os sentimentos e aprenderam a avaliar o grau da intensidade deles.