24 de agosto de 2018

Ensino de Matemática adota gamificação para o enriquecimento da aprendizagem

Proposta está presente nos Ensinos Fundamental I e II.

Jogos criados a partir de conteúdos acadêmicos ampliam a diversidade nas estratégias de ensino. Essa é a proposta de sistemas elaborados por empresas especializadas em gamificação no ensino de Matemática. Adotado para as turmas dos Ensinos Fundamental I e II, o recurso privilegia a autodescoberta e o aprofundamento em conceitos da disciplina.

As plataformas contemplam desafios, situações problema e testes de hipóteses, em ambientes de aprendizagem lúdicos e interativos.

“De maneira abrangente e motivadora, os alunos têm a chance de ampliar limites e agregar novas formas de aprendizado”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Dra. Anegreice Valério.

Os programas oferecem, ainda, acesso a relatórios de desempenho, com informações referentes aos números de tentativas de acerto, tempo de resolução, entre outros. A partir desses dados, o professor é capaz de tomar decisões sobre futuras sequências, além de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.