22 de novembro de 2018

Escrita compartilhada: oportunidade de troca de ideias leva a um mundo de descobertas no 1º ano

Estratégia de ensino é utilizada no contexto do projeto anual “A arte como transformação de mundo”.

Ampliar o vocabulário, trabalhar sentimentos e propiciar o início da alfabetização são alguns dos objetivos geralmente ligados à leitura de textos literários nos anos iniciais do Ensino Fundamental. O contato com essas produções na infância tem ainda outras duas missões muito importantes: é por meio dele que a criança pode se colocar em diferentes papeis e aprender, desde cedo, a apreciar a arte.

A leitura e a escrita são os principais desafios enfrentados pelos alunos do 1º ano. Para que eles desenvolvam essas duas competências, a equipe pedagógica do Ensino Fundamental I utiliza diversas estratégias, e, dentre elas, evidencia-se a escrita compartilhada.

Este recurso permite que todas as crianças escrevam textos juntas. Normalmente, essa é uma fase de descobertas. Redigindo em conjunto, cada um pode contribuir um pouco e testar ideias analisando quais são as melhores. Caso um aluno tenha dificuldades de encerrar a história, por exemplo, outros colegas podem ajudá-lo e todos acabam trocando experiências e concluindo o desafio coletivamente. É um processo de reelaboração sucessiva do pensamento.

Para a produção, as professoras estimulam a imaginação e a criatividade dos pequenos apresentando uma sequencia de imagens e, a partir delas, propondo a eles que montem uma narrativa e coloquem sua história no papel.

De acordo com a professora Cláudia Sorbello, o mais importante nessa dinâmica é que eles construam algo que faça sentido. “Ainda não ficamos tão atentas à ortografia e concordância, por exemplo. Nós prezamos que eles elaborem um texto com começo, meio e fim, que seja coerente e que, além disso, eles enriqueçam seu vocabulário”.

A coordenadora pedagógica de língua portuguesa, Ana Souza, ressaltou que a ampliação do repertório das crianças é fundamental e ocorre de forma integrada ao tema do projeto anual “A arte como transformação de mundo”, por meio da leitura cotidiana, seja em sala de aula, nas rodas de biblioteca, nas pesquisas feitas em casa e discussões em classe.

Com ênfase maior no segundo semestre, os textos compartilhados são expostos nas salas de aula e nos corredores do Colégio. Ao final do ano letivo eles são colocados em pastas e enviados para os pais. “É um orgulho imenso ver o quanto as crianças evoluíram e o quanto estão escrevendo bem. A transição do Petit para o 1º ano é muito natural quando se trata de leitura e escrita e eles se saem maravilhosamente bem!”, conclui Cláudia.