História sob trilhos: 4º anos visitam o bonde e a Bolsa do café
Saída pedagógica faz parte do projeto anual da turma, cujo objetivo é a valorização e preservação da cidade em que vivem.
Compondo o projeto interdisciplinar “Cidade de Santos”, os 4º anos do Ensino Fundamental I participaram de uma viagem no tempo sob os trilhos do bonde de Santos e em uma visita à Bolsa do café. O grupo pôde andar no meio de transporte que foi fundado na década de 60 e saber um pouco mais sobre a origem, arquitetura e uso do antigo palácio que atualmente é um museu.
O objetivo da saída pedagógica, é que eles percebam a importância histórica da cidade e mostrar que Santos vai muito além daquilo que eles conhecem. Eles também observaram como o município está diferente desde a sua construção.
“Os conceitos explorados no projeto se relacionam com todas as disciplinas, pois cada área do conhecimento contribui com um olhar diferente na análise da realidade observada. No caso do 4º ano, as disciplinas mais intimamente ligadas ao tema são História e Geografia, uma vez que a questão investigada envolve descobertas e novos conhecimentos sobre o local onde as crianças vivem e, afinal, nossa cidade é essencialmente histórica e seu passado está diretamente vinculado ao do Brasil.”, explicou a coordenadora do Ensino Fundamental, Anegreice Valério.
Desde o início do ano, as turmas estão estudando o desenvolvimento da cidade e relacionando Santos do passado e dos dias atuais, por meio de levantamento de dados, histórias, pesquisas e, também, com a observação das construções como forma de comparar as diferenças entre as épocas. O projeto da turma visa a valorização e preservação da cidade em que vivem.