Material canadense é utilizado em oficina de Matemática para explorar conceitos de figuras geométricas tridimensionais nos 5º anos
As crianças utilizaram o material para criar prismas, pirâmides e cones.
Com canudos coloridos e muitos desafios, os alunos do 5º ano estavam animados para começar a aula de oficina de Matemática cujo tema foi “figuras geométricas tridimensionais”. Cada grupo tinha a missão de utilizar os conectores para representar as formas desenhadas nas planificações.
Você já reparou nas prateleiras do supermercado? Talvez você nem tenha percebido, mas essas figuras estão lá: a caixa de leite, dos flocos de milho ou até a do famoso chocolate suíço que carrega o desenho dos Alpes.
“Essa aula é importante para que o aluno reconheça as figuras geométricas presentes na forma de objetos de seu dia a dia e elementos da natureza”, contou a professora da oficina, Silmara Silva.
A atividade foi realizada com um material lúdico trazido do Canadá e teve o objetivo de explorar, de maneira visual, os conteúdos já trabalhados em aulas anteriores.
Os canudos e conectores, que simulam vértices e arestas, são utilizados para criar figuras tridimensionais como prismas, pirâmides e cones. As crianças foram convidadas a relacionar as figuras espaciais com suas respectivas planificações; analisá-las, nomeá-las e compará-las, a partir de seus atributos.
“O uso de figuras geométricas tridimensionais é muito comum no nosso cotidiano e a gente nem percebe. Quando arrumamos um porta-malas, escolhemos o pote do tamanho ideal para guardar o nosso almoço ou até quando precisamos tomar decisões estratégicas, relacionadas, inclusive à sustentabilidade social, econômica e ambiental”, explica a coordenadora pedagógica do Colégio, Ane Valério.