Semana de Integração: diálogo, acolhimento e interação entre alunos e professores
Turmas dos Ensinos Fundamental II e Médio tiveram três dias de atividades.
Na última semana, as turmas dos Ensinos Fundamental II e Médio participaram da Semana de Integração Jean Piaget. A proposta surgiu da demanda dos alunos e professores de ampliação do tempo para a interação online, não apenas focada nas atividades acadêmicas, mas na criação de um espaço de convivência. Neste sentido, a equipe pedagógica planejou três dias de atividades de integração, tendo o diálogo, o acolhimento e a interação entre alunos e seus professores como foco central.
“Depois de seis meses de distanciamento social, todos que participaram das atividades sentiram a importância de aproveitar esses dias para reconectar toda a comunidade escolar, reforçando o papel da escola como espaço de formação não só acadêmica, mas de formação por meio da socialização e convivência com o outro”, disse o coordenador de Ciências Humanas e Artes, Bruno Joaquim.
No Ensino Fundamental II, os dias começaram com alongamentos para que todos pudessem se preparar para o que viria a seguir. Entre os desafios com músicas do TikTok, os jogos criados pelos alunos e a gincana, o show de talentos foi a atividade de maior sucesso. Todos ficaram surpresos ao descobrir as habilidades escondidas uns dos outros.
Já no Ensino Médio, as atividades mais curtidas foram as rodas de conversas, em que professores, ex-alunos e alunos puderam discutir livremente temas de interesse de toda a escola, como o vestibular, a saúde emocional e as relações familiares.
O cine-debate também teve bastante participação, por meio do Instagram, os jovens votaram para escolher os filmes exibidos e participaram de uma discussão sobre eles, mediada pelos professores. Além disso, destacam-se as atividades artísticos-culturais, como as lives musicais com alunos e ex-alunos da escola e o III Sarau Jean Piaget, evento já tradicional da unidade que encerrou a semana.