20 de fevereiro de 2018

Sistema Matific propõe método de gamificação para o ensino de Matemática

Plataforma oferece, ainda, relatórios de desempenho com os quais os professores são capazes de tomar decisões sobre futuras sequências de jogos e acompanhar os desenvolvimentos dos alunos.

Jogos criados a partir de situações do dia a dia podem oferecer diferentes formas de ensinar. Usando balanças, organizando cercas e gramados em jardins ou preparando poções mágicas, as crianças podem aprender enquanto se divertem.

Essa é a proposta do sistema de jogos da Matific, empresa especializada em gamificação no ensino de Matemática. Adotado para os alunos do Ensino Fundamental I do Jean Piaget, o aplicativo privilegia a autodescoberta de conceitos matemáticos.

Especialmente elaborada para essa fase de ensino, a plataforma contempla desafios, situações problema e testes de hipóteses, em um ambiente de aprendizagem lúdico.

“De forma abrangente e motivadora, o Matific possibilita experimentações virtuais que simulam situações concretas. Dessa forma, as crianças têm a chance de ampliar limites e agregar novas formas de aprendizado”, explica a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I, professora Dra. Anegreice Valério.

A ferramenta permite aos professores elaborar diversas sequências de atividades para diferentes alunos. Desse modo, garante um atendimento às demandas individuais de cada criança.

plataforma oferece, ainda, acesso a relatórios de desempenho, com informações referentes aos números de tentativas de acerto, tempo de resolução, entre outros . A partir desses dados, o professor é capaz de tomar decisões sobre futuras sequências, além de acompanhar o desenvolvimento de cada aluno.