Turmas do 1º ano refletem sobre a passagem do tempo
Os alunos dos 1º anos receberam cartas de suas professoras. Além de acolhê-los em período de distanciamento, a mensagem deu início ao estudo da função das horas e do calendário.
A turma do 1º ano Internacional está aprendendo sobre a passagem do tempo nas aulas de Ciências. Para estudar o conteúdo, as professoras trouxeram alguns questionamentos: No passado, como as pessoas sabiam as horas e até mesmo, qual o dia em que estavam, sem a invenção do relógio e calendário? Como se comunicavam, se não havia telefone e redes sociais?
“Juntos, descobrimos que no passado, as pessoas que moravam distantes, se comunicavam por cartas. Desta forma, elas enviavam e recebiam notícias. Mas isso, levava um tempinho, talvez dias!” contou a professora Andressa Queiroz.
E para que os alunos vivessem a experiência de receber uma correspondência, as professoras do 1º ano enviaram cartinhas para eles. A partir daí, a turma também explorou o gênero textual em Língua Portuguesa, coletou informações do passado em História, localizou os endereços para a entrega em Geografia e a passagem do tempo em Ciências e Matemática.
Com esse exercício, os pequenos já descobriram que o dia é dividido por períodos: manhã, tarde e noite e que o calendário é muito importante para organização do tempo e para planejarem suas atividades e tarefas. E assim, aprenderam a identificar o dia, a semana, o mês e as horas.