Turmas do Ensino Fundamental apresentam seus projetos anuais
Os estudos dos 1º, 3º e 4º anos envolviam arte, qualidade de vida e um olhar crítico sobre a cidade de Santos.
Após descobrirem “O papel transformador da arte”, as turmas do Ensino Fundamental aprenderam um pouco mais sobre “Vida saudável” e descobriram que a cidade de “Santos vai muito além das praias”. Esses foram, respectivamente, os temas dos projetos anuais das turmas dos 1º, 3º e 4º anos. As crianças mostraram para a comunidade escolar um pouco de tudo o que aprenderam ao longo do ano letivo.
“A presença das famílias na escola, em momentos como de apresentação de projetos, são oportunidades especiais de convivência, em que as crianças compartilham, orgulhosamente, suas produções, pesquisas e trabalhos de um ano inteiro de estudos”, afirma a coordenadora pedagógica de Ciências Naturais, Angelita Almeida.
Os pequenos dos 1º anos conheceram diversos artistas com o objetivo de sensibilizar e ampliar o olhar estético, além de despertar o senso crítico, valorizar a arte como fonte de criação, expressão e representação. No dia da exposição das produções, eles cantaram em inglês e português, interpretaram e emocionaram todos os que estavam na plateia.
Para os 3º anos, a equipe pedagógica propôs que os alunos refletissem sobre saúde mental, hábitos alimentares, atividades físicas e relações afetivas a fim de estimular comportamentos mais saudáveis, e as crianças fizeram isso contando a história de um casal que se conheceu há muitos anos, comparando o estilo de vida das gerações passadas com a atual.
Com o intuito de estimular a valorização e preservação da cidade em que vivem, os 4º anos foram convidados a perceber e reconhecer a importância econômica e histórica, os pontos turísticos e os aspectos sociais e culturais de Santos. As turmas apresentaram um jornal ao vivo para a comunidade escolar.
No Ensino Fundamental I, o aluno é estimulado a estabelecer relações entre disciplinas acadêmicas e temas transversais, tais como: meio ambiente, cidadania e responsabilidade social.
E por isso, todas as turmas desenvolvem, anualmente, de forma interdisciplinar, um projeto de acordo com as necessidades e a realidade de cada faixa etária.